A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Polícia Civil realizaram, nos dias 13 e 14 de agosto, uma operação conjunta para fiscalizar postos de combustíveis no interior do Maranhão. Foram fiscalizados cinco postos nos municípios de São Mateus, Peritoró, Dom Pedro e São Domingos do Maranhão.
Os auditores fiscais Felipe Caldeira e Tiago Melo participaram da operação, que teve como objetivo coibir a prática de eventuais atos ilícitos no varejo de combustíveis. “Estas fiscalizações são essenciais para inibir a fraude e sonegação fiscal, que acabam fomentando a concorrência desleal neste mercado”, destacou Felipe Caldeira.
Durante as fiscalizações foram feitas as medições do tanque local, solicitações dos registros fiscais, checagem de notas fiscais, dentre outras atividades.
O auditor Tiago Melo acrescentou que a participação dos demais órgãos do Estado nestas operações é muito importante para desestimular a ampla gama de ilegalidades que podem ser praticadas no setor.
O delegado Jorge Pacheco, da Polícia Civil, também reforçou a importância da força-tarefa entre os órgãos para garantir à população a qualidade dos combustíveis, bem como prevenir crimes de sonegação fiscal, receptação e adulteração de combustíveis, dentre outros ilícitos.
De acordo com a Sefaz, novas operações no varejo de combustível serão realizadas até o final do ano.