Barreirinhas é confirmada como destino final do Rally dos Sertões 2020

Além de Barreirinhas outras cidades maranhenses serão contempladas no roteiro

Fonte: Da redação com Sebrae

A chegada do Rally dos Sertões de 2020 será em Barreirinhas. O anúncio foi feito na noite de quarta-feira (19). Na ocasião, foram divulgados os detalhes sobre a edição 2020 do Rally dos Sertões, o maior das Américas, que este ano será realizado entre 31 de outubro a 8 de novembro, com uma série de mudanças promovidas para adequar a competição aos novos protocolos sanitários de prevenção à pandemia de Covid-19.

O percurso sairá do autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu (São Paulo), e seguirá rumo ao Nordeste. A caravana de competidores passará pelos estados do Distrito Federal, Goiás e Tocantins, entrando no Maranhão pelo território das Chapadas das Mesas, seguindo até Barreirinhas. Lá, o maior Rally das Américas encontrará o maior deserto natural das Américas, com mais de 5 mil oásis com dunas e lagoas, encerrando a edição histórica em Barreirinhas, um dos portais de entrada da Rota das Emoções.

“Ficamos felizes de saber que o Maranhão não só foi incluído no roteiro de uma das maiores competições esportivas do mundo, como também foi escolhido para encerrar a edição histórica de 2020. Acompanhamos de perto os desafios que os pequenos negócios, especialmente os de turismo, tem enfrentado durante essa pandemia. E saber que uma iniciativa como essa foi mantida e carrega entre seus propósitos ações sociais que incluem os pequenos negócios e produtores rurais locais, nos faz querer participar e dar a nossa contribuição também à iniciativa”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, que dará apoio ao evento.

Segundo o CEO do Rally, Joaquim Monteiro, o evento é sempre construído a partir de três pilares: esporte, turismo e social. “Infelizmente, esse ano, tivemos que cancelar a dimensão turismo do projeto, porque os parques e cachoeiras estão fechados, as empresas ainda estão se adequando. Por outro lado, vamos turbinar a dimensão social, comprando cestas básicas de pequenos negócios e produtores rurais locais, e distribuindo localmente também, fazendo com que o dinheiro circule nas comunidades”, explicou o CEO, que acrescentou que a iniciativa de ampliar o uso de telemedicina para atendimento das comunidades será intensificado.

Outra mudança anunciada é a forma de cumprir o percurso da competição. Os competidores avançarão no percurso em “bolhas”, onde serão montadas estruturas tipo vilas para receber e hospedar os competidores, em locais isolados, para evitar o contato com as cidades ao longo da trilha. “Os competidores estarão sempre se deslocando do nada para lugar nenhum, e as vilas em formato de bolhas, serão isoladas, não permitindo que os competidores saiam ou que visitantes locais acessem a área das vilas”, detalhou.

A chegada da caravana do Rally dos Sertões ao Maranhão está prevista para o dia 6 de novembro, pelo sul do estado. De lá, os competidores e expedicionários seguem até chegarem a Barreirinhas, onde a competição será encerrada.

Fechar