Donos de mercados ou supermercados precisam estar atentos aos detalhes, como a organização dos produtos em gôndolas. A disposição de chocolate em barra, gelatinas, leites e todas as outras mercadorias influenciam nas vendas.
Está com dúvidas de como organizar os produtos? Continue lendo para anotar as nossas dicas!
Utilize a estratégia de posicionamento
Muitos mercados utilizam a estratégia de posicionamento de itens para aumentar as vendas. De forma geral, consiste em uma técnica de dividir os produtos em diferentes posições: acima da cabeça, altura dos olhos, linha da cintura, abaixo da cintura e perto do chão.
Como eu sei onde colocar aquele chocolate em pó da marca que mais vende? Ou colocar os pacotes de bala que vendem pouco? Vamos explicar!
Acima da cabeça (prateleiras altas)
Pessoas baixinhas sabem da dificuldade de pegar um produto localizado na prateleira mais alta, não é? Os supermercados também sabem que não é um local de fácil acesso, por isso costumam colocar aquelas mercadorias que não vendem tanto ou possuem um público específico.
Altura dos olhos
Diferente da posição mencionada acima, os produtos colocados nas prateleiras na altura dos olhos são mais fáceis de serem pegos e colocados no carrinho. Assim, é nessa faixa onde os funcionários dos mercados colocam os itens mais vendidos.
Em algumas sessões, essas prateleiras são destinadas às delícias, como paçoca, bombom e demais mercadorias de fornecedores de doces. Portanto, são colocados itens que os consumidores compram por impulso. Quem resiste a um doce?
Linha da cintura
Já as prateleiras da linha da cintura são ocupadas por produtos com marcas não conhecidas ou que não vendem muito. Geralmente, apresentam preço mais baixo.
Perto do chão
Pegar o item que está nas prateleiras mais próximas do chão é algo desconfortável, não é? Os mercados procuram colocar os alimentos pesados nessa parte, como sacos de arroz, feijão, fardos de refrigerantes, entre outros.
Na frente ou atrás?
Nas próprias prateleiras, deve haver um cuidado com a disposição das mercadorias. Os funcionários colocam os biscoitos recheados que vencem antes na frente para que os compradores levem esses para casa, evitando que os produtos vençam.
Sentido direita-esquerda
Outra dica é colocar pacote de bombom, salgadinho, bala de gelatina e outros itens que vendem bastante nas gôndolas da direita do corredor. Com isso, há mais chance dos clientes olharem esses produtos e colocarem no carrinho.