Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Obras de reformas avançam no Largo do Carmo e Praça João Lisboa

A obra segue padrões técnicos rigorosos para preservar a originalidade do logradouro

Foi iniciada a colocação dos postes de iluminação na Praça João Lisboa e Largo do Carmo (Foto: Biné Morais)

Nesta semana, a Prefeitura de São Luís iniciou a colocação dos postes de iluminação na Praça João Lisboa e Largo do Carmo, que estão sendo reformadas por meio do programa São Luís em Obras. Os trabalhos, que têm a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), contemplam ainda obras de reforma da Rua de Nazaré e entorno.

Além da colocação dos postes, que seguem o modelo original, de ferro fundido, várias ações estão ocorrendo simultaneamente no local como a instalação das lixeiras e o trabalho de jardinagem, com a plantação de grama ao redor das árvores do logradouro, bem como a reforma das calçadas das vias no entorno.

No Largo do Carmo, está sendo concluído o trabalho no piso, totalmente reformado, dando lugar a um pavimento misto de porções de granilite polido (tipo de cimento de alta resistência) com trechos de paralelepípedos e também piso tátil, ou seja, caminhos em alto relevo, que servem para orientar pessoas com cegas ou com deficiência de visão.

A obra, por ocorrer em um espaço no coração do Centro Histórico, Patrimônio da Humanidade, segue a padrões técnicos rigorosos para preservar a originalidade do logradouro, ao mesmo tempo em que promove a modernização do espaço público, renovando e valorizando toda a arquitetura local.

“A parceria das ações da Prefeitura com o Iphan tem dado ótimos resultados nos últimos anos, não somente na revitalização do Largo do Carmo e Praça João Lisboa, mas também em ações anteriores como a readequação da Rua Grande, Praça Deodoro e do Panteon, Pedro II, entre outras, que estão seguindo o mesmo rigor técnico que visa preservar os aspectos arquitetônicos originais em harmonia com as necessidades atuais de mobilidade e acessibilidade para pessoas com capacidade de locomoção limitada, como idosos e portadores de necessidades especiais”, destacou o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary.

FRENTES

Na área que integra a Praça João Lisboa, há várias atividades ocorrendo simultaneamente. Enquanto algumas equipes trabalham no serviço de jardinagem, instalação de lixeiras e dos postes, outras executam a pavimentação nas vias destinadas à passagem de veículos, isto é, nos acessos à Rua do Sol, da Paz e do Egito, bem como nos acessos à Rua Humberto de Campos e Afonso Pena, além da Avenida Magalhães de Almeida, próximo à Rua Grande.

Nestes locais, toda a camada de asfalto antiga foi retirada e está sendo preparada a base, o leito da via, compactado com brita e compostos de piçarra, para a implantação de paralelepípedos, a fim de devolver a originalidade das ruas que circundam o logradouro.

O conjunto de logradouros que compreende o Largo do Carmo e Praça João Lisboa, incluindo ainda a Rua de Nazaré, tem cerca de 12 mil metros quadrados de área. No local, também estão sendo recuperados os monumentos históricos como o tradicional relógio e a estátua do Frei Capuchinho Carlos Olearo que foram recolhidas para restauração. Lembrando que a estátua de João Lisboa, pelo tamanho e peso, o restauro está sendo feito no próprio local onde está fixada.

Carregando