Parque Nacional da Chapada das Mesas ganha plano de manejo

Documentos visam a legalidade de ações de proteção ao meio ambiente e norteiam as iniciativas de preservação.

Fonte: Redação/Assessoria

O plano de Manejo do Parque Nacional da Chapada das Mesas, sudoeste do Maranhão, foi aprovado e publicado na quinta-feira (20), por meio da Portaria nº 882 no Diário Oficial da União.

Planos de Manejo são documentos que visam a legalidade de ações de proteção ao meio ambiente e norteiam as iniciativas de preservação, conservação e recuperação das Unidades de Conservação.

De acordo com o superintendente de turismo da Chapada das Mesas, Beto Kelnner, o plano é um importante passo para o desenvolvimento turístico dessa região.

“Agora, além das Cachoeiras de São Romão e Prata, o Parna da Chapada das Mesas poderá realizar outras atividades turísticas como a travessia do Parque, descida de caiaque no Rio Farinha, trekking, hikking, cicloturismo e muito mais”, explicou o superintendente da Setur.

O plano deve fortalecer a comunidade local, a visitação das 400 nascentes também dará a possibilidade da criação de novos produtos turísticos observando regras sanitárias e de permanência no local.

SOBRE O PARQUE

Criado em dezembro de 2005, com área de 159.953 hectares, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O local possui grande potencial turístico, as cidades de Riachão e Carolina estão abertas para visitação.

Fechar