SAGRIMA, SAF, AGED e AGERP entregam título de registro no (SIE)

SAGRIMA, SAF, AGED e AGERP entregam título de registro ao Entreposto de Mel da Associação de Apicultores de Junco do Maranhão (APIMEL) “Para nós, não tem nem explicação. É uma conquista. Era um sonho e virou realidade. Deu tudo certo!”. As palavras são do presidente do Entreposto de Mel da Associação de Apicultores de Junco […]

Fonte: Texto e Imagens - Assessoria / Sagrima

SAGRIMA, SAF, AGED e AGERP entregam título de registro ao Entreposto de Mel da Associação de Apicultores de Junco do Maranhão (APIMEL)

“Para nós, não tem nem explicação. É uma conquista. Era um sonho e virou realidade. Deu tudo certo!”. As palavras são do presidente do Entreposto de Mel da Associação de Apicultores de Junco do Maranhão (APIMEL), Adroaldo Saldanha, ao receber o título de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), conferido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED).

A solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira, 25, no auditório da SAGRIMA e contou, ainda com as presenças do secretário da SAGRIMA, Sérgio Delmiro; do secretário de Agricultura Familiar, Júlio César Mendonça; da presidenta da AGERP, Loroana Santana e de Fabíola Ewerton, Diretora Geral da AGED.

Com 44 associados e capacidade de produzir até 5 mil quilos de mel por dia, a APIMEL é a segunda agroindústria familiar da cadeia do mel a receber o registro no SIE só este ano. A primeira foi a Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelhas e Derivados de Bacabeira.

A formalização, com o título de registro no Serviço de Inspeção Estadual, significa que todos os processos de produção e armazenamento passam por uma rigorosa inspeção, fiscalização e controle de aspectos higiênico-sanitários, garantindo, assim, a oferta de alimentos seguros à população, além de permitir aos produtores da região levar sua produção para o mercado formal. Um produto com o selo do Serviço de Inspeção Estadual, portanto, tem a garantia de qualidade.

“Parabenizo a APIMEL pela conquista, porque a iniciativa partiu deles que buscaram a formalização e é isso que a gente precisa no estado: mais agroindústrias formalizadas e que o produtor possa fornecer sua produção não apenas dentro do estado, mas colocar seu produto em todo o Brasil.”, enfatizou o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), Sérgio Delmiro.

Os órgãos estaduais juntos na solenidade de entrega do título de registro no SIE representam o compromisso do Governo do Maranhão com produtor rural maranhense e o resultado de um trabalho coeso entre as secretarias e as agências para o desenvolvimento das cadeias produtivas, da agroindústria e da agricultura familiar.

“Trabalhando em conjunto, o Governo do Estado vem demonstrando que pode e vai fazer muito mais dentro do Maranhão. É emocionante a gente ver uma agroindústria como essa buscar a formalização e agora está no ponto de fornecer não apenas um produto melhor de qualidade com segurança alimentar, mas também agregando valor a esses produtos, deixando de ser fornecedor de matéria prima e passando a ser fornecedor de um produto acabado, industrializado e garantindo assim melhores ganhos as famílias envolvidas.”, finalizou Sérgio Delmiro.

Fechar