Lançado edital para residência médica e multiprofissional

As inscrições para o processo seletivo poderão ser feitas de 31 de agosto a 30 de setembro

Fonte: SES

A Secretaria de Saúde do Maranhão (SES) e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) lançaram nesta segunda-feira (31) o edital do processo de seleção para os programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional, que serão oferecidos nas unidades públicas de saúde do estado em 2021. As inscrições para o processo seletivo poderão ser feitas de 31 de agosto a 30 de setembro de 2020 no site do Instituto de Assessoria, Seleção e Desenvolvimento Científico e Social (IASD), em www.iasdoficial.org.

São oferecidas 31 vagas para Residência Médica nas áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Básica, Dermatologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Psiquiatria, Cancerologia Cirúrgica e Urologia. Para Residência Multiprofissional, serão oferecidas 24 vagas nas áreas de Atenção em Oncologia, Atenção em Neonatologia e Atenção em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto.

Todos os cursos de Residência Médica no Maranhão são credenciados e autorizados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação (MEC).

As residências são executadas no Hospital de Câncer do Maranhão, Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Hospital Dr. Carlos Macieira e Hospital Nina Rodrigues. Podem se inscrever para Residência Médica, exclusivamente, médicos formados ou formandos em Medicina que estejam cursando o 12º semestre e com conclusão (colação de grau) prevista para até, no máximo, dia 1º de fevereiro de 2021, e ainda médicos formados no exterior e médicos estrangeiros (com visto regular definitivo ou permanente), com Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

Para as especialidades de Cancerologia Cirúrgica e Urologia é exigido, como pré-requisito, que sejam médicos formados com dois anos de Residência Médica em Cirurgia Geral ou Cirurgia Básica. O valor da inscrição é de R$ 400,00.

Para Residência Multiprofissional são oferecidas 24 vagas, podem se inscrever profissionais graduados em Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Serviço Social, Psicologia, Nutrição ou Odontologia, ou com colação de grau prevista para até, no máximo, 1º de fevereiro de 2021, e com registro no Conselho Regional da categoria profissional. O valor da inscrição é de R$ 250,00.

As provas para o seletivo de Residência Médica e Residência Multiprofissional em 2021 serão realizadas em São Luís no dia 6 de dezembro deste ano. Por conta da pandemia, os candidatos devem comparecer ao local de provas utilizando máscara para proteção. A matrícula será realizada no período de 1º a 5 de fevereiro de 2021 e os Programas de Residência terão início no primeiro dia útil do mês de março de 2021.

Conforme estabelecem as Resoluções da CNRMS/MEC – Brasília /DF, o Programa de Residência Médica têm duração de dois ou três anos, dependendo da especialidade, em regime especial de treinamento em serviço de até 60 horas semanais. Já o de Residência Multiprofissional tem regime de dedicação exclusiva sob a forma de curso de especialização.

Fechar