As vantagens que a utilização do YouTube pode trazer para uma loja de e-commerce

O YouTube, além de contar com uma quantidade exorbitante de visitações diárias, é composto por vídeos de todas as ordens

Fonte: Da redação

Por vezes, o empresário pode se perguntar se a criação de um canal no Youtube seria uma atitude proveitosa para negócios como uma loja virtual, por exemplo. Considerado um dos sites de vídeos mais utilizados em âmbito global, é inegável que o seu poder também abrange o e-commerce.

O YouTube, além de contar com uma quantidade exorbitante de visitações diárias, é composto por vídeos de todas as ordens. A cada ano que passa, mais usuários decidem utilizá-lo, variando entre espectadores e produtores de materiais. Com isso, sua importância é enorme. Confira as vantagens que costumam surgir ao se abrir um canal no YouTube:

Maior visibilidade:

A visibilidade, neste caso, passa a ocorrer sobretudo para os usuários que demonstram interesse em algo que é ou costuma ser abordado pelo canal. As probabilidades de se entrar em contato com quem está empregando a plataforma para buscar algo são bastante expressivas. Pode-se tanto criar um público de seguidores, quanto conquistas pessoas que estejam pesquisando algo nesta linha.

Inúmeros são os assuntos que podem ser pesquisados no YouTube. Uma grande parte dos usuários deste site opta pela procura de temas diretamente nesta plataforma. Seja por falta de intimidade com redes sociais ou até mesmo por questões de pura preferência, o fato é que muitos vêem neste ambiente algo que possa esclarecer suas dúvidas relativas a compras ou outros assuntos, o que gera maior visibilidade para as marcas.

Aumento do número de vendas:

Uma empresa necessita de que o seu empreendedor a alimente com recursos, mas estes não são exclusivamente ligados ao dinheiro. Com o canal do Youtube ocorre da mesma forma. É preciso que se espere por uma espécie de tempo de maturação até que o perfil se torne mais popular dentro do site, bem como em relação à própria marca. Esse processo de espera deve ser dinâmico por parte da companhia, com produção de conteúdos próprios.

Necessita-se que o profissional à frente da produção desses materiais da marca esteja preparado para que novas chances de se fazer negócio surjam a partir desta atuação. E estas costumam surgir com grande frequência, principalmente quando o papel da empresa se torna mais popularizado nos mecanismos de busca.

Conhecimento referente ao tipo de audiência que se tem:

Uma das principais metas quando o assunto é a gestão de uma loja de e-commerce deve ser a reunião de dados relativos aos anseios do público-alvo. Estas informações podem ser segmentadas por preferências a cada faixa-etária, características ligadas à localização, perfis de buscas, etc.

Assim como se pode perceber em outros sites, o YouTube fornece ao administrador do canal uma série de ferramentas para que fique por dentro desses dados. O engajamento e o retorno produzidos em relação a um determinado vídeo também poderão ser vistos por quem faz a gestão do perfil, de forma a empregá-los para se investir com mais afinco em temas que de fato sejam relevantes às pessoas.

De maneira geral, o YouTube conta com reações que são sinalizadas a qualquer momento pelos usuários. Em uma visão menos detalhada acerca de um conteúdo pode-se perceber se a maioria apreciou ou não um dado vídeo. É claro que esta pode ser uma análise muito superficial, mas em determinados casos acaba colaborando para que os próximos vídeos sejam produzidos em maior consonância com o que deseja o público.

Desenvolvimento de autoridade no mercado:

Um outro benefício que se confere à empresa é a autoridade diante do nicho em que está atuando. Mesmo que as estratégias convencionais de marketing, que não tinham neste canal um meio de fortalecimento da marca, surtam efeito, este não costuma ocorrer tão rapidamente quanto se deseja.

Ao se criar um canal contendo grande volume de conteúdos que de fato possam ser interessantes ao público, nota-se uma tendência de se estabelecer uma relação positiva com este perfil. Sabendo que este é, de certa forma, uma extensão da empresa, as pessoas acabam demonstrando que apreciam o que lá é publicado. A autoridade decorre de fatores variados, mas sem dúvida o interesse massivo dos usuários contribui para este feito.

Geração de conteúdo relevante:

A criação deste tipo de canal acarreta também vantagens em termos de qualidade do que é exibido, uma vez que os vídeos podem ser mais longos e, portanto, mais explicativos ao público. Necessita-se, contudo, que os materiais sejam divulgados com frequência. Há canais que até estabelecem uma espécie de calendário para novos conteúdos. Isso faz com que o público comece a criar expectativas quanto ao que verá no canal.

O caráter didático de alguns vídeos costuma ser bastante valorizado pelos usuários. Pessoas estão sempre em busca de novos aprendizados, mesmo que seja em relação aos produtos que são vendidos por meio de uma loja virtual. Desse modo, não se deve subestimar a capacidade deste site como maneira de criar uma variedade de conteúdos que sejam extremamente atrativos.

Fechar