Casos de Covid param de crescer na maioria das cidades grandes do Brasil

As regiões Norte e Nordeste têm a maioria de suas cidades monitoradas em desaceleração

Fonte: Da redação com Folha de São Paulo

O número de novos casos de Covid-19 parou de crescer em 70% das 324 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. Entre os estados, 12 não têm nenhum grande município com aumento acelerado do contágio.

Os números são do monitor da aceleração da Covid-19 da Folha de São Pualo, que verifica o estado da pandemia nas cidades grandes e estados.

Em 132 desses municípios (41%), a situação é estável — a quantidade de novos diagnósticos é constante, mas o volume ainda é significativo. Outros 95 (29%) estão em desaceleração, com número de novos casos em queda considerável.

Nas demais 97 cidades (30%), porém, o estágio é acelerado, ou seja, a disseminação do vírus está em ascensão, com crescimento de novos casos. Das 27 capitais,Palmas, Florianópolis, Porto Alegre e Campo Grande estão nessa situação.

 

Há um mês, 72% das cidades tinham crescimento acelerado de casos — resultado considera as adaptações que foram feitas no monitor.

As regiões Norte e Nordeste, que tiveram surto mais forte da Covid-19 em abril e junho, agora têm a maioria de suas cidades monitoradas em desaceleração.

A exceção é o Tocantins, que tem Palmas e Araguaína (duas únicas com mais de 100 mil moradores) ainda aceleradas.

 

No Sul e Centro-Oeste, por sua vez, metade dos municípios ainda apresenta crescimento consistente de novos casos. Isso é mais evidente no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso do Sul, onde cerca de 75% das cidades grandes estã​o em fase acelerada.

Fechar