Aulas presenciais na rede estadual seguem suspensas

Pesquisa realizada pela Seduc aponta que comunidade escolar segue insegura com retorno

Fonte: Da redação com Secap

As aulas na rede estadual de ensino no Maranhão seguem suspensas. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc)  divulgou o resultado da nova consulta realizada com as comunidades escolares para saber a opinião dos estudantes matriculados, seus familiares e professores, acerca da volta às aulas presenciais.

De acordo com dados gerais da pesquisa, 54,58% dos votantes não concordam com o retorno às aulas presenciais, no mês de outubro, e 45,42% optaram pelo retorno às atividades presenciais. Ao todo, 46.109 pessoas opinaram na consulta que foi realizada entre 26 de agosto e 1º de abril, por meio do site da Seduc.

Esta é a segunda pesquisa que foi realizada na rede pública estadual, que contou com aproximadamente o dobro do número de votantes da primeira consulta realizada na rede.

56,1% dos estudantes querem o retorno das aulas presenciais, enquanto 43,9% não querem. Já entre os pais e responsáveis, 36,3% querem o retorno, enquanto 63,7% não querem. Na categoria professor, 19,6% afirmaram querer o retorno, enquanto 80,4% não querem a volta às aulas presenciais.

Ensino remoto e distribuição de chips de dados
Outro ponto em destaque na pesquisa foi com relação às atividades remotas realizadas pela rede de ensino estadual. A pesquisa mostrou que 37,67% dos estudantes afirmaram que conseguiram manter as atividades educacionais, mesmo à distância, enquanto 67,81% dos professores deram a mesma declaração. No quadro geral, 48,89% dos entrevistados declararam que as aulas remotas ajudam a minimizar os prejuízos da suspensão das aulas, 46,25% afirmaram ter participado, mas acreditam que tiveram pouco resultado prático e 4,86% declararam nunca ter participado.

Na ocasião, o governador anunciou a distribuição de chips de dados para estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio. O Estado iniciou o processo para aquisição de mais de 200 mil chips que serão doados a esses estudantes, para reforçar o ensino remoto realizado nas escolas ligadas à rede pública. Em agosto deste ano, o Governo iniciou a distribuição de 90 mil chips de dados aos estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio de escolas da rede pública estadual do Maranhão.

Fechar