Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Ufma abre inscrições para Especialização em Logística Portuária

O curso envolve as principais atividades relacionadas à gestão e operação nos portos e é interdisciplinar

Ufma abre inscrições para nova turma de Especialização em Logística Portuária (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de formar profissionais especializados e gestores para o atendimento da demanda no setor de logística portuária, a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) está com inscrições abertas, até o dia 26 deste mês, para a terceira turma do curso de Especialização da área. Serão oferecidas 50 vagas.

O curso envolve as principais atividades relacionadas à gestão e operação nos portos e é interdisciplinar, permitindo a participação de profissionais formados em qualquer área do conhecimento. A especialização abrange o planejamento de operações logísticas, transporte marítimo, gestão de pessoas no ambiente portuário e, também, as interconexões com os órgãos regulatórios, já que é uma atividade muito demandada e fiscalizada pelo setor público.

Segundo o professor do departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração e coordenador da Especialização, Sérgio Sampaio Cutrim, é comum a presença de engenheiros e administradores, mas há profissionais das mais diversas áreas, por ser um curso interdisciplinar.

“O mercado de trabalho é muito amplo, então o aluno que possui essa especialização pode trabalhar na parte logística de uma forma geral, nos terminais portuários e, também, em empresas que estejam relacionadas ao transporte marítimo”, contou.

Ele destacou ainda que esse mercado está cada vez mais promissor, por conta do complexo portuário maranhense que tem características únicas, como a localização geográfica, profundidade e a existência de três conexões ferroviárias, o que permite o escoamento de grande parte da produção agrícola do centro-oeste e norte brasileiro.

“Esse conjunto de atributos permite afirmar que o sistema portuário do Maranhão tem vantagem competitiva perante os demais portos”, ressaltou Sérgio, que é pesquisador há mais de dez anos na área de portos.

Para mais informações, acesse o edital no site da UFMA

Carregando