Terceira parcela do IPTU 2020 vence na próxima quarta-feira

Para a emissão do boleto, o contribuinte deve ter em mãos a inscrição imobiliária do imóvel ou CPF do proprietário.

Fonte: Redação/Agência São Luís

Os cidadãos que optaram pelo parcelamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2020) poderão efetuar o pagamento da terceira parcela, sem juros e multas, até a próxima quarta-feira (9). A Prefeitura de São Luís informou que disponibiliza o boleto no portal da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis. ma.gov.br.

Desde o ano passado, a Prefeitura de São Luís optou pelo lançamento digital do imposto. Para a emissão do boleto, o contribuinte deve ter em mãos a inscrição imobiliária do imóvel, que pode ser recuperada em carnês antigos, ou através do CPF do proprietário do imóvel.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, a modalidade de lançamento do IPTU tem uma boa adesão dos contribuintes.

“Apesar de ainda termos um alto índice de inadimplência, de cerca de 60%, com o lançamento digital, não tivemos o aumento nesse índice, então acreditamos que a disponibilização dos dados do IPTU somente em meio digital é eficaz para o município e uma comodidade para o cidadão”, disse.

Os contribuintes devem se manter atentos às orientações para emissão do boleto e formas de pagamento. Com os dados do imóvel em mãos, ao acessar o site da Semfaz, o cidadão deverá informa-los. Em seguida, aparecerá na tela uma barra azul com o endereço do imóvel, clicar nele, selecionar a parcela escolhida, marcar a data de vencimento da guia e então, imprimir. As demais parcelas podem ser emitidas a qualquer tempo no portal da Semfaz.

Para os contribuintes que não tenham a inscrição imobiliária ou o CPF vinculado ao cadastro, a orientação é que busquem o atendimento presencial do órgão, nos postos de atendimento localizados na sede da Semfaz – Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, ou no Viva – Shopping da Ilha, que funciona de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h.

PAGAMENTO

Contribuintes com CPF ou CNPJ vinculados ao cadastro, o pagamento poderá ser efetuado em qualquer agência bancária. Contribuintes sem CPF ou CNPJ vinculados ao cadastro, o pagamento poderá ser feito nos canais de autoatendimento – caixa eletrônico, ou pelo App do Banco do Brasil.

Os boletos também podem ser pagos em caixas eletrônicos do Banco do Brasil, com cartões de outros bancos.

Fechar