Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

São Luís lidera ranking nacional dos Centros de Referência em Assistência Social

O levantamento dos dados são baseados nos eixos de estrutura física, recursos humanos, serviços e benefícios.

São Luís está em primeiro lugar entre capitais no ranking da qualidade de serviços dos CRAS (Foto: Divulgação)

Dados do Índice de Desenvolvimento CRAS (IDCRAS) apontam que a cidade de São Luís saltou da 16ª posição para a 1ª posição no ranking nacional da excelência de prestação de serviços dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), de acordo com Censo Suas.

O levantamento dos dados do Índice de Desenvolvimento CRAS (IDCRAS) são baseados nos eixos de estrutura física, recursos humanos, serviços e benefícios. Em termos de estrutura, a Sedes realiza a construção e mobília dos prédios dos CRAS e entrega às gestões municipais para o uso da população. No eixo de recursos humanos e serviços, capacitações e campanhas são realizadas regularmente para aprimorar o serviço de atendimento nos centros.

Para o secretário Márcio Honaiser, a Sedes contribuiu com a conquista através de ações de expansão e melhorias da rede de equipamentos socioassistenciais como a construção de novos prédios, acompanhamento, monitoramento e avaliação das equipes multiprofissionais, além das capacitações para a gestão do Cadastro Único (CadÚnico).

“Temos hoje uma marca muito importante a comemorar, que mostra que cada vez estamos evoluindo na qualidade dos serviços socioassistenciais. Parabenizo toda a equipe da Sedes, que vem trabalhando nas reformas e construções de CRAS, no monitoramento e capacitação de profissionais e na gestão do Cadastro Único e, principalmente, aos trabalhadores do SUAS do município, em especial da Semcas, que contribuíram para esse crescimento”, afirmou o secretário Márcio Honaiser.

São Luís recebeu sete novos equipamentos de assistência social, sendo cinco CRAS e dois Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), ao longo da gestão do governador Flávio Dino. A construção dos prédios contribui para que a porta de entrada dos programas de assistência social tenha um endereço fixo e de fácil acesso aos beneficiários. Na última sexta-feira (4), foi entregue o CRAS do São Raimundo que beneficiará mais de 8 mil famílias do bairro e de mais 39 áreas adjacentes.

Telma Sardinha é usuária do novo CRAS de São Raimundo. Ela contou que o lugar é importante para acolher todas as pessoas que precisam ter acesso aos programas. “Hoje em dia muita coisa que pode ajudar a gente está no CRAS. Seja uma assistente social ou o auxílio do Programa Bolsa Família, é aqui que a gente tem acesso a esses benefícios. O CRAS é muito importante para a vida das pessoas da nossa comunidade”, contou.

Censo SUAS

O Censo SUAS é responsável pelo IDCRAS e é realizado anualmente, coletando os dados dos estados e municípios por meio de questionários eletrônicos, com o objetivo de construir um diagnóstico atualizado da rede socioassistencial considerando a avaliação da infraestrutura, serviços, recursos humanos, articulação, entre outros critérios.

Carregando