Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

VLI amplia volume de embarques de manganês no Terminal Portuário São Luís

Empresa afirma que atingiu marco histórico de exportações do minério

VLI ampliou volume de embarques de manganês (Foto: NIDIN SANCHES / Divulgacao)

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, acaba de ampliar o volume de remessas de manganês para mercados externos por meio do Terminal Portuário São Luís (TPSL), no Maranhão. A empresa afirma que efetuou recentemente o embarque de 70.600 toneladas de manganês, provenientes do estado do Pará, com destino à China, superando o volume histórico de envios do minério efetuados pela companhia.

Com a ampliação da capacidade de embarque, o transporte de manganês que, até então, era realizado por navios cargueiros da classe Supramax, aptos a deslocar entre 50 mil e 60 mil toneladas de carga, passa a ser feito com embarcações da classe Panamax, de maior porte e qualificados a movimentar mais de 70 mil toneladas de carga. É a primeira vez que a VLI realiza operações de navios Panamax para o transporte de minério de manganês desde o início de suas operações, em 2010.

A movimentação do produto até o Terminal Portuário São Luís é realizada através da integração com a ferrovia, a partir do município de Marabá/PA. O aumento do volume de remessas de manganês – material essencial na fabricação de ligas metálicas, como ferro-manganês, usadas na produção de aço – para o exterior evidencia a eficiência do terminal, operacionalizado pela VLI no Porto de Itaqui.

“Nosso objetivo é consolidar o Terminal Portuário São Luís também como referência para o embarque de Minério de Manganês. Em consonância com o poder público e com o empresariado regional, queremos explorar cada vez mais as potencialidades da nossa solução integrada (Terminal-Ferrovia-Porto), gerando eficiência, criando e compartilhando mais valor com os nossos clientes”, destacou Diego Zanella, gerente-geral Comercial da VLI.

SOBRE O TERMINAL PORTUÁRIO SÃO LUÍS

Situado na capital maranhense, o Terminal Portuário São Luís possui vantagem competitiva devido à sua localização estratégica, próxima da rota com a Europa e os Estados Unidos. Além do manganês, o terminal é responsável pelo envio de soja, milho e ferro gusa para outros mercados.

Carregando