Programa maranhense de combate à pobreza vence prêmio nacional

O Governo do Maranhão afirma que o índice de IDH do estado subiu para 0,687 entre os anos de 2012 e 2017

Fonte: Da redação com Secap

O Plano Mais IDH foi uma das três iniciativas vitoriosas no Prêmio Excelência em Competitividade 2020, cujo resultado foi divulgado nessa quinta-feira (17). Foi uma competição entre estados de todo o Brasil.

O prêmio é organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) desde 2015. A ideia é reconhecer os estados que se destacam na priorização da competitividade na formação da agenda do estado.

O Plano Mais IDH é um conjunto de ações de várias secretarias do Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida nas 30 cidades menos desenvolvidas do Maranhão.

São mais de 40 projetos no meio urbano e no rural, por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. O programa já investiu mais de R$ 1bilhão nessas ações.

Resultados

O Governo do Maranhão afirma que o índice de IDH do estado subiu para 0,687 entre os anos de 2012 e 2017 e mais de 20 mil pessoas, entre jovens, adultos e idosos, foram alfabetizados.

Estratégia

Para ganhar o prêmio, o Governo do Maranhão diz que traçou um elaborado planejamento das ações entre as secretarias. Segundo a gestão estadual, como o programa envolve diversas pastas, foi preciso uma estratégia para mostrar ao Brasil a dimensão do Mais IDH.

Essa tarefa ficou com a Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado (Seplan).

A Seplan, por exemplo, organizou oficinas específicas, vídeos e insumos para preparar o material inscrito. Isso possibilitou coordenação em tempo real entre a equipe da Seplan e as demais secretarias.

Sobre o Mais IDH

O Plano Mais IDH é um programa do Governo do Maranhão para redução da extrema pobreza, com promoção de justiça social e cidadania para as populações mais vulneráveis nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento do Humano do estado. O plano possui seis eixos temáticos (Educação; Trabalho e Renda; Saúde e Saneamento; Infraestrutura; Gestão, Cidadania e Participação Popular; e Gênero, Raça e Juventude) e executa ações de 27 secretarias, órgãos e autarquias estaduais.

Os 30 municípios maranhenses beneficiados com as ações do Mais IDH são: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Araioses, Arame, Belágua, Brejo de Areia, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João do Caru, São João do Soter, São Raimundo do Doca Bezerra,

Fechar