Já estão em andamento os serviços de recuperação de um trecho da Litorânea, compreendido na área de prolongamento da avenida. O serviço que está sendo feito visa à recomposição da contenção de avanço de maré.
Segundo o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Jonas Mendonça Corrêa, com o movimento natural da maré e a influência dos ventos, houve um desgaste com o tempo e uma erosão na base da estrutura que estava sustentando o pavimento de calçada, que impedia que a água avançasse para a Litorânea.
“Com isso, toda a contenção que estava servindo como barreira foi degradada e o material da base foi desgastado até o ponto de ser totalmente levado pelas ondas”, afirma.
Com a obra, todo o trabalho anterior de contenção do local será refeito e a viga de cintamento – que garante sustentação – será afixada no solo, para que haja maior resistência da estrutura de contenção, bem como serão utilizadas pedras argamassadas. Também serão utilizadas pedras rachão, que possuem maior resistência e atuam na contenção dos avanços de maré.
Os serviços incluem, ainda, a parte superior (calçadão), onde será feita a recomposição do piso com concreto armado e também colocação de grama em áreas específicas, de acordo com o projeto original.