Obras vão resgatar aspectos originais em ruas do Centro Histórico de São Luís

A obra, por ocorrer em um espaço Patrimônio da Humanidade, segue a padrões técnicos rigorosos para preservar sua originalidade.

Fonte: Redação/Agência São Luís

A Praça João Lisboa, Largo do Carmo e entorno estão passando por intenso processo de revitalização. Os trabalhos se encontram em fase de implantação dos paralelepípedos nas ruas de Nazaré, do Sol e do Egito. O novo calçamento vai substituir o asfalto e as obras visam resgatar os aspectos originais destes espaços, alocados no Centro Histórico de São Luís, de acordo com a Prefeitura.

Os novos postes postes de iluminação, em estilo colonial, já foram instalados, com padrão ferro fundido, e o trabalho de jardinagem envolve a plantação de grama ao redor das árvores do logradouro, assim como a reforma das calçadas nas vias no entorno.

Toda a obra envolve cerca de 12 mil metros quadrados de área. No local, também estão sendo recuperados os monumentos históricos, como o tradicional relógio e a estátua do Frei Capuchinho Carlos Olearo que foram recolhidos para restauração. A estátua de João Lisboa também será revitalizada, mas, pelo tamanho e peso, o restauro está sendo feito no próprio local onde está fixada.

Morador antigo do Centro, o senhor Cleomir Bezerra, de 73 anos, contador aposentado, enxerga a obra com o saudosismo de quem testemunhou todo o precesso de transformação do local ao longo dos anos: “É bom ver essas ruas voltarem a ser como antes. Tudo mudou muito, eu ainda lembro como era, e agora é como se o tempo tivesse voltando. Está ficando muito bonito”, afirmou.

A obra, por ocorrer em um espaço no coração do Centro Histórico, Patrimônio da Humanidade, segue a padrões técnicos rigorosos para preservar a originalidade do logradouro, ao mesmo tempo em que promove a modernização do espaço público, renovando e valorizando toda a arquitetura local.

Fechar