Terminal Portuário de Alcântara é premiado como o melhor projeto de engenharia do ano

O prêmio é conferido pela CD/LA, uma das principais consultorias de infraestrutura do mundo, na categoria engenharia e construção

Fonte: Com informações do Portos e Navios

O Terminal Portuário de Alcântara (TPA), no Maranhão, foi escolhido na sexta-feira pela CG/LA, uma das principais consultorias de infraestrutura do mundo, como o “projeto do ano” na categoria engenharia e construção.

O empreendimento envolve um novo ramal ferroviário de 215 quilômetros de extensão, a partir da Estrada de Ferro Carajás (EFC), que desembocaria em um porto com quatro berços de atracação e 1.620 metros de cais na primeira fase. Na segunda etapa, poderia ser ampliado para oito berços e 3.240 metros de cais.

O investimento inicial é orçado em US$ 772 milhões – cerca de R$ 4,3 bilhões pela taxa de câmbio atual – e estima-se que o TPA movimente até 180 milhões de toneladas por ano de cargas, o que o tornaria um dos maiores do país.

A consultoria americana CG / LA Infrastructure organizou o 13º Fórum Anual de Liderança em Infraestrutura Global, que ocorreu no último 17 de setembro. O fórum, que neste ano foi virtual, teve mais de 100 projetos de infraestrutura de todo o mundo, sessões importantes centradas na recuperação global e participações de mais de 1.000 executivos de infraestrutura.

O vencedor deste ano na categoria Engenharia foi o projeto brasileiro Terminal Portuário de Alcântara. Destaca-se por ser uma solução logística multimodal composta por um porto em águas profundas com uma ferrovia, a Estrada de Ferro do Maranhão. O projeto abrange três segmentos de mercado: agronegócio, minério de ferro e aeroespacial, resultando em um projeto único no Brasil.

O Fórum também contou com showcases / recepções patrocinadas por países especiais, uma sessão de networking à tarde e o Prêmio Projeto do Ano 2020 patrocinado pela Oracle.

O tema do Fórum deste ano foi “Oportunidades reais; Recuperação Ousada ”. Em uma época de enormes desafios globais, juntamente com uma explosão em tecnologia e novos modelos de negócios, o Fórum de Liderança em Infraestrutura Estratégica Global traz pessoas de todo o mercado global para: (1) construir negócios; (2) revitalizar redes; e (3) envolver-se com os principais líderes de pensamento sobre as tendências que impulsionam as novas tecnologias, investidores ativos e recuperação econômica.

O prêmio Oracle Projeto do Ano em infraestrutura é um dos destaques em todos os eventos do Leadership Forum. Mais uma vez, nessa edição do Fórum Global os projetos – e os seus líderes – identificados como modelos globais e premiados.

Os projetos foram destacados pelo seu compromisso excepcional em cinco categorias: 1.Criação de Emprego; 2.Sustentabilidade / Infraestrutura Verde; 3.Finanças / Financiamento do projeto; 4.Engenharia; e 5.Estratégico.

Fechar