Farol de Mancacaru passa por revitalização em Barreirinhas

Além de possibilitar melhor experiência turística, a obra influencia diretamente na geração de emprego e renda para a população.

Fonte: Redação/Assessoria

O Farol Preguiças, ou Farol de Mandacaru, um dos cartões postais do povoado homônimo, localizado no município de Barreirinhas, está passando por um processo de revitaliação. A torre, com 160 degraus, é parada privilegiada para quem faz a rota turística na Região das Areias. De acordo com o cronograma, a obra, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), será finalizada neste segundo semestre.

Localizado em Mandacaru, povoado distante, aproximadamente, 1,5 quilômetros da sede do município de Barreirinhas, o Farol permite uma vista privilegiada, que rende muitas fotos dos visitantes. Do alto, é possível ver parte do Rio Preguiças e do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

A Sinfra informou que, visando melhorar a experiência de quem visita o local, executou obras de reforço estrutural, guarda corpo, corrimão, letreiro e instalações elétricas. Atualmente, os profissionais atuam no acabamento dos serviços, letreiro e pintura. Para que os serviços fossem realizados em conformidade com as normas de segurança, a Sinfra enviou o projeto que foi aprovado pela equipe técnica da Marinha, administradora farol.

De acordo com o governo do Maranhão, além de possibilitar melhor experiência turística, a revitalização do farol também influencia diretamente na geração de emprego e renda para a população do povoado.

A coordenadora do Projeto Nós Apoiamos Mandacaru, Priscila Araújo, explicou que, após as fortes chuvas, em 2018, o Farol foi atingido, necessitando, assim, de reforma. “O farol foi danificado com rachaduras. Ao perceber isso, conversamos com a comunidade e fomos até o Governo do Estado, Marinha e Capitania dos Portos, para conseguir a reforma. Agora, junto à equipe da Sinfra, eu estive na vistoria e o farol está belíssimo. Tudo aquilo que nós solicitamos em reunião com a Secretaria de Infraestrutura foi atendido. Desde a parte predial e estrutural, a segurança, tudo. A estruturação feita é para atender uma demanda que nós sabemos que é grande. Para que o turista chegue e seja bem atendido”, ressaltou.

Geração de emprego e renda

Segundo Priscila Araújo, como a atividade pesqueira está reduzida, o turismo tem ajudado as famílias a se manterem. “Nós, agora, temos três empresários de Mandacaru fazendo pousadas para receber turistas. Os artesãos também estão montando seus negócios. Esse investimento, esse olhar, está gerando emprego e renda para a nossa comunidade. Com essa reforma do Farol Preguiças, eu creio que não só o Brasil, o Maranhão, vai ganhar, mas o mundo todo. Todo mundo que chega na comunidade de Mandacaru fica apaixonado”, reforçou.

Aeroporto de Barreirinhas

Para incentivar o turismo na região, o Governo do Estado informou que também está investindo na obra do terminal de passageiros do aeroporto de Barreirinhas. A estrutura dispõe de espaço para embarque, desembarque, banheiros no primeiro e segundo pavimento, incluindo instalações próprias para pessoas com deficiência física, saguão, área de exposição, lojas e um anexo para área administrativa.

A capacidade de pouso e decolagem é para aeronaves do modelo A319 com disponibilidade média para 120 passageiros. Já o terminal pode atender 300 pessoas por dia.

Fechar