Moradores se reúnem para gerenciar equipamentos públicos em São Luís

Os comitês desenvolvem atividades de conservação em diferentes espaços públicos da Região Metropolitana de São Luís

Fonte: Da redação com Secap

Desenvolver e coordenar atividades de conservação em diferentes espaços públicos da Região Metropolitana de São Luís e fortalecer a atuação integrada entre o poder público e a sociedade. Este é o objetivo dos Comitês Gestores, estruturas organizadas com moradores das diversas comunidades da capital que já foram beneficiadas com espaços públicos de esporte e lazer pelo Governo do Estado.

Os Comitês Gestores são regulamentados pelo Decreto Municipal n.º 47.294/15. “São estruturas multissetoriais responsáveis por coordenar o uso e funcionamento de um determinado equipamento urbano de forma sustentável”, explica o presidente da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

Cada Comitê é composto por um grupo formado por oito a dezesseis pessoas escolhidas por meio de eleição popular e organizadas hierarquicamente nas vagas de coordenador, vice-coordenador, secretários, membros e suplentes, de acordo com o número de votos. Esse grupo se torna o responsável integrado pela manutenção do equipamento público designado e auxilia o Poder Público na preservação dele a longo prazo.

Responsável pela execução e entrega de diversos equipamentos públicos na Região Metropolitana da Grande São Luís, a AGEM, atualmente, coordena 12 Comitês Gestores e outros seis estão em processo de formação. O Comitê mais recente é o da Praça Vitória da Conquista e Quadra Poliesportiva Três Amigos, na comunidade Coquilho, zona rural de São Luís.

Segundo o gestor escolar Benedito Inácio Silva Monteiro, um dos membros do Comitê Gestor do Coquilho, a Praça Vitória da Conquista é um espaço idealizado por anos pelos moradores. “E ter um grupo de pessoas da própria comunidade para cuidar da conservação desse local, que é de todos, faz com que se tenha mais empenho na preservação”, disse.

Atualmente temos formados 12 comitês gestores:

1º Praça da Amendoeira (Jardim América);
2º Praça Dom Luís (Bacanga);
3º Praça Ferreira Gullar (Ilhinha);
4º Feira do Jardim América;
5º Praça de Alimentação da Avenida Litorânea;
6º Praça do Quebra Pote;
7º Praça da Vila Esperança (BR);
8º Praça das Margaridas (Vila Bacanga);
9º Praça Dr. Odorico Amaral de Mattos (Caratatiua);
10º Praça São João Batista e Quadra Poliesportiva José de Ribamar Tiri (Mocajutuba);
11° Praça Mururu (Coroado);
12° Praça Vitória da Conquista e Quadra Poliesportiva Três Amigos (Coquilho).

Fechar