Projeto visa combater descarte irregular de resíduos em São Luís

Ação vai beneficiar escola comunitária e moradores do bairro, com bônus na conta de energia elétrica

Fonte: Luciene Vieira

Nessa quinta-feira (24), o Movimento Popular de Lutas Urbanas (MPLU), do bairro João de Deus, em São Luís, promoveu o projeto EUreciclo,  em parceria ao programa E + Reciclagem, desenvolvido pela Equatorial Energia.  A ação consiste na troca de resíduos recicláveis, com valor de mercado, por descontos na fatura de energia elétrica, e posterior destinação do material à indústria de reciclagem.

O local de recolhimento do lixo é a Escola Comunitária João de Deus, localizada na Avenida Tales Neto. O projeto conta com a parceria da Equatorial Energia. De acordo com o líder comunitário, Wendeson Vasconcelos, a escola foi procurada pelos moradores e empresários do João de Deus, devido ao descarte irregular de lixo na região, que estava gerando transtornos pelo bairro.

“O MPLU abraçou a ideia, procurou a Equatorial Energia, divulgou na comunidade o Projeto E + Reciclagem, convidando a comunidade para participar da ação, e hoje (ontem) estamos dando um passo importante, que é o de assinar o termo de parceria”, declarou Wendeson.

Todas as quintas-feiras, serão feitas as coletas do lixo previamente separado por tipos, como metais, plásticos, papel e óleo de cozinha. O bônus gerado pelo descarte do lixo reciclável, segundo Wendeson Vasconcelos, será creditado na fatura de energia da Escola Comunitária, quando a entrega do material for feita por empresas; ou na Unidade Consumidora Residencial, quando feita por moradores do João de Deus.

POSTO MÓVEL

A parceria entre o Movimento Popular de Lutas Urbanas, a Escola Comunitária João de Deus e a Equatorial Energia resulta na instalação do posto móvel para coleta de lixo reciclável, dentro da unidade escolar. O funcionamento do posto móvel será todas as quintas-feiras, das 8h às 17h.

“Fizemos cartazes explicativos sobre os tipos de materiais que vamos receber. Esta é uma forma de informar e facilitar o acesso das pessoas ao posto móvel itinerante E + Reciclagem aqui na escola”, informou o líder comunitário.

De acordo com a supervisora de projetos da Equatorial Energia, Dayane de Matos, a iniciativa de dar descontos nas contas de energia a partir da coleta de resíduos recicláveis atende comunidades maranhenses de baixa renda. “Aqui no bairro do João de Deus nós vimos essa preocupação da comunidade com o descarte do lixo. Logo fizemos parceria com a escola, que se mostrou bastante interessada no projeto, e hoje estamos iniciando a implementação do posto móvel”, informou Dayane.

O posto móvel é itinerante, ele acontece em nove bairros de São Luís, em cada dia da semana. “A Equatorial tem o setor de relacionamento com o cliente, focado em projetos de eficiência energética em todo oestado. Então, nós estudamos possibilidades de ações, a partir das características e necessidades das comunidades”, ressaltou Dayane.

Fechar