Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Parceria com a Uema vai capacitar profissionais de saúde

O edital está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde

Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador é resultado de um Convênio de Cooperação Técnico-Financeiro (Foto: Julyane Galvão)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou nesta sexta-feira (25) o edital do Curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde do Trabalhador, resultado de um Convênio de Cooperação Técnico-Financeiro com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), unidade que irá ofertar o curso. Oferecido na modalidade Ensino à Distância (EAD), o curso tem carga horária total de 200 horas e deve capacitar 400 profissionais.

Segundo a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Waldeise Pereira, a parceria com a UEMA é justamente para atender aos profissionais que estão na linha de frente na Vigilância em Saúde.

“Apesar de estar aberto para todos os profissionais da saúde, o curso terá uma plataforma ampla que irá atender toda uma capacitação dentro do processo de trabalho, no que tange a vigilância em saúde e a vigilância do trabalhador. Esse cenário de pandemia serviu para percebemos o quanto é necessário ter essa expertise na saúde do trabalhador”, destaca a secretária Waldeise Pereira.

O vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana, participou da reunião de lançamento do edital e destacou a importância dessa parceria entre entes do Governo. “Essa parceria significa levar à sociedade neste momento de pandemia, esse entendimento da relação saúde e trabalho. Nós trazemos uma expertise de mais de vinte anos na modalidade Ensino à Distância (EAD) e vamos dar passos cada vez mais largos para nos aprofundarmos em outros cursos e mais parcerias que beneficiem a sociedade maranhense”, afirmou o vice-reitor.

O curso formará técnicos capazes de desenvolver ações de inspeção e fiscalização sanitárias, aplicar normatização relacionada a produtos, processos, ambientes, inclusive o do trabalho e serviços de interesse da saúde, além de investigar, monitorar e avaliar riscos e danos à saúde e ao meio ambiente, bem como desenvolver ações de controle e monitoramento de doenças e endemias.

Para realizar a inscrição, o candidato precisa atender a alguns pré-requisitos, entre eles, possuir de diploma de nível médio e/ou superior, ser estudante de curso das áreas da saúde ou ter relação direta ou indireta com a política de saúde do trabalhador e também ter alguma habilidade em informática.

O edital está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde em: www.saude.ma.gov.br.

Carregando