Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Réu é condenado a cinco anos de prisão por assassinato cometido no ano de 2001 em São Luís

O acusado, que se encontra no Rio de Janeiro, participou do julgamento por videoconferência

O julgamento ocorreu por videoconferência (Foto: Divulgação)

Joailson dos Santos Serra Castro foi condenado a cinco anos de prisão, pela morte de Valdir Pinto Ferreira, ocorrida em março de 2001, na Avenida Ana Jansen, em São Luís. O réu, que se encontra no Rio de Janeiro, participou do julgamento por videoconferência, nesta quinta-feira (01), no 1º Tribunal do Júri de São Luís, no Fórum Des. Sarney Costa (Calhau).

O Ministério Público denunciou o motorista Joailson dos Santos Serra Castro pela prática de homicídio. De acordo com a denúncia, no dia 18 de março de 2001, por volta das 18h, na Avenida Ana Jansen, o acusado, na época com 21 anos de idade, saiu de casa, no bairro São Francisco, à procura da vítima e de uma segunda pessoa, com o objetivo de recuperar algumas peças de roupas que haviam sido furtadas. Ao encontrar Valdir Pinto Ferreira iniciaram uma discussão. O denunciado perseguiu a vítima armado com uma faca, desferindo o primeiro golpe, tendo o rapaz procurado abrigo dentro de uma residência, sendo atingido outras vezes, e morreu no local.

Considerando que Joailson dos Santos Serra Castro reponde ao processo em liberdade, atualmente reside em outro estado da federação, onde desenvolve suas ocupações, assim como inexistem indicativos da necessidade de segregação cautelar, a juíza Rosângela Prazeres, que presidiu o julgamento, concedeu ao réu o direito de recorrer da decisão do júri em liberdade. A defesa do acusado renunciou ao direito de recorrer da sentença condenatória.

Joailson Castro vai cumprir a pena inicialmente em regime semiaberto. Durante o júri, na modalidade semipresencial, foi interrogado o réu que atualmente mora no Rio de Janeiro. Presentes no salão de sessões, no Fórum Des Sarney Costa, a juíza, o promotor de justiça, os advogados, servidores da 1ª Vara do Júri e os jurados. As testemunhas foram dispensadas pela defesa e pela acusação.

Carregando