Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Escola Municipal de Música é inaugurada em São Luís

O espaço atenderá 160 estudantes de 6 a 15 anos, sendo 80% das vagas reservadas para alunos da rede municipal de ensino.

Escola Municipal de Música é inaugurada em São Luís (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de São Luís inaugurou na manhã desta quinta-feira (8), a Escola Municipal de Música (EMMUS), localizada na Rua do Giz, Centro da Capital.

Além da educação, o objetivo também é a valorização e a revitalização do Centro Histórico. A EMMUS é um projeto desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).

A Escola Municipal de Música de São Luís, localizada no casarão nº 53, na Rua do Giz, Praia Grande tem a proposta de estimular os estudantes na ampliação e desenvolvimento do saber por meio do uso de instrumentos musicais, canto e coral com capacidade para atender até 160 estudantes. No casarão vão funcionar seis salas de aula, um auditório e salas administrativas.

Anteriormente as aulas aconteciam no Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades/Superdotação (NEECAHS) e no Casarão Azul, no Centro Histórico de São Luís. A mudança para o Centro Histórico vai facilitar também a mobilidade por causa da proximidade do Terminal de Integração Praia Grande.

As aulas atendem crianças do ensino fundamental e tem a proposta de ampliar o atendimento para o público em geral, aplicando aulas práticas e teóricas em disciplinas como história da música e percepção musical. Entre os projetos da Emmus que devem funcionar no Centro, há o canto coral e o ensino de instrumentos.

ACESSO À ARTE

A Emmus atenderá 160 estudantes de 6 a 15 anos, sendo 80% das vagas reservadas para alunos da rede municipal de ensino e 20% abertas para crianças e adolescentes da comunidade em geral com a mesma faixa etária.

“A Escola Municipal de Música vai tornar a rede de ensino mais diversa e mais humana, oferecendo educação artística para as crianças e adolescentes, ampliando as políticas de educação integral da gestão do prefeito Edivaldo”, disse o titular da Semed, Cursino Raposo Moreira.

Como a rede municipal de ensino está com as aulas presenciais suspensas por causa da pandemia da Covid-19 ainda não há previsão para o início das aulas presenciais na Emmus. Até lá, os 52 alunos que já fazem parte do projeto Encanta São Luís continuarão tendo aulas on-line. Somente após a retomada das aulas presenciais é que será aberto edital para preenchimento das vagas restantes.

A Escola Municipal de Música de São Luís tem a proposta de estimular os estudantes na ampliação e desenvolvimento do saber por meio do uso de instrumentos musicais, canto e coral. Serão oferecidas aulas de violão, violino, violoncelo, piano, teclado, musicalização infantil, flauta e outros instrumentos de sopro (de madeira). Também haverá aulas teóricas em disciplinas como história da música e percepção musical.

ESTRUTURA

Com a obra, a Escola Municipal de Música passa a ser composta por seis salas de aula, um auditório, área de vivência e salas administrativas.

O imóvel também foi adaptado para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência. Para isto foi instalado um elevador para acesso ao segundo piso, além de piso tátil e sinalização de portas em braile. Anteriormente as aulas aconteciam no Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades/Superdotação (NEECAHS) e no Casarão Azul, no Centro Histórico de São Luís.

O casarão que abriga a Escola Municipal de Música passou por uma reforma ampla, desde o reforço das estruturas de sustentação, sistemas elétricos e hidráulicos, telhado, reboco novo nas paredes internas, piso, forro, pintura nas paredes internas e reparos no sistema de escoamento pluvial.

Também foram instaladas esquadrias nos portais e janelas, sistema de ar-condicionado e foram feitos serviços de restauração dos azulejos portugueses da fachada e do piso em pedra de cantaria.

Carregando