A Feirinha São Luís retorna suas atividades neste domingo (25), com todas as medidas sanitárias necessárias para garantir maior controle no fluxo de pessoas, mais segurança, mais conforto e a retomada econômica da cadeia produtiva. O evento, que já fazia parte do calendário semanal da cidade, volta à Praça Benedito Leite em formato reduzido, das 8h às 14h, e com 60 bancas instaladas no local para a venda de produtos da agricultura familiar, artesanato e comidas típicas.
O evento foi suspenso em março deste ano como medida de prevenção à Covid-19. Entre as medidas que serão adotadas está o cercamento do espaço da Praça Benedito Leite, onde ocorre a Ferinha, para controlar o acesso do público e evitar aglomeração. Com o número de barradas reduzido o espaçamento entre elas aumentará para garantir o distanciamento social.
No novo formato, a Feirinha São Luís ganhará uma praça de alimentação para quem tiver interessado em consumir as comidas típicas da culinária maranhense. Na entrada da Feirinha, será feito o borrifamento de álcool liquido a 70% em todos os frequentadores.
Também serão instalados totens com álcool em gel para que feirantes e frequentadores possam higienizar as mãos e uso de máscara será obrigatório. Haverá ainda equipes de orientação e fiscalização para garantir o cumprimento de todas as medidas sanitárias necessárias. Também será implantado o sistema drive thru para que a população possa fazer seus pedidos via celular e passar de carro apenas para receber as encomendas, sem que haja a necessidade de circular pelo espaço da feirinha, diminuindo o fluxo de pessoas no local. O número do drive thru da Feirinha São Luís é 98 99109-2721.
Todas estas medidas são para garantir que a Feirinha São Luís possa voltar a ser realizada semanalmente.
Desde junho de 2017, quando aconteceu a primeira edição da Feirinha São Luís, cerca de um milhão e duzentas mil pessoas passaram pela Praça Benedito Leite em mais de 130 edições do evento, o que gerou uma média de R$ 60 milhões em capital circulante, estimulando a economia local nos setores agroecológico, artesanato, alimentação, food trucks, além dos pregoeiros.
RECONHECIMENTO
Em 2019, a Feirinha São Luís concorreu à etapa nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O programa, que venceu a etapa estadual, concorreu ao prêmio na categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI), que premia o projeto com foco nas ações do município para contribuir para a inclusão produtiva do Microempreendedor Individual, cooperativas, associações, artesãos, agricultores familiares, etc., assegurando a aplicação do tratamento diferenciado e favorecendo o seu desenvolvimento e competitividade