Fonte do Bispo será entregue em dezembro, afirma prefeito de São Luís

Edivaldo vistoriou a obra realizada no local e acompanhou o andamento dos serviços.

Fonte: Redação/Agência São Luís

Durante vistoria realizada na manhã desse sábado (24), o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior confirmou a entrega da nova Fonte do Bispo, no Centro da cidade, para o mês de dezembro.

A intervenção prevê novas plataformas de embarque e desembarque para o usuário do transporte coletivo, quiosques para os comerciantes do local, assim como praças e outros equipamentos de lazer.

A obra a ser entregue em dezembro tem como complemento uma terceira etapa, que deverá ser efetivada no próximo ano, com projeto licitado e recursos assegurados.

“A obra que estamos executando no Terminal da Fonte do Bispo se trata de uma demanda histórica da cidade. No passado, o espaço estava funcionando sem nenhuma estrutura, completamente deteriorado. No período chuvoso, por exemplo, a situação ficava bastante complicada para os comerciantes que trabalham nesta região e, também, para a população em geral, principalmente para o usuário do transporte coletivo, pois os alagamentos eram muito frequentes. Agora, com a obra que estamos realizando, vamos proporcionar mais qualidade de vida para todos e um novo cartão-postal para a nossa cidade, que tem passado por grandes transformações em nossa gestão com os investimentos que temos feito com o São Luís em Obras”, destacou o prefeito Edivaldo.

Atualmente, as equipes do São Luís em Obras, coordenadas pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), executam vários serviços, ao mesmo tempo, para concluir as etapas 1 e 2 da obra.

Essas etapas contemplam a construção da praça da Fonte do Bispo, com a implantação dos espaços para o comércio e equipamentos de lazer, prática esportiva, recreação infantil e o novo terminal rodoviário – que contará com três plataformas amplas, com proteção para sol e chuva, e acessibilidade universal. Esse espaço corresponde à área que vai da Fábrica São Luís até o encontro da Avenida Magalhães de Almeida com a Rua das Cajazeiras.

Entre os serviços que estão sendo realizados nessas duas etapas estão inclusos a implantação do piso de concreto de toda a área da praça, assim como a elevação de 19 quiosques – que comporão 56 pontos comerciais, fundação das três plataformas de embarque e desembarque, que devem ter a estrutura final instalada nos próximos dias e finalizando a implantação da rede de drenagem profunda com cerca de 3 km de extensão composta por duas linhas de tubulação de 1.000 e 1.500 milímetros, de acordo com a necessidade do ponto, para garantir o escoamento de todo volume pluvial, evitando alagamentos ou a formação de pontos de acúmulo de água na região, o que pode prejudicar o trânsito.

Neste mesmo espaço onde está sendo implantada a nova praça, também estão em construção diversos equipamentos como os canteiros que servirão de jardim, o skate park, a quadra poliesportiva, uma área de recreação infantil, entre outros. O projeto inclui ainda nova iluminação, projeto paisagístico, mobiliário urbano (bancos, lixeiras, entre outros), acessibilidade universal, canteiros, calçadas, entre outras melhorias.

O projeto que complementa este trabalho, isto é, a fase 3, contempla obras de melhorias nas margens da Avenida Vitorino Freire que é adjacente ao perímetro interno do Aterro do Bacanga. No referido trecho, será construído um calçadão que segue da área da Fonte do Bispo até o Cais da Praia Grande. O objetivo é construir um espaço para uso prioritário pelos pedestres, por isso, também serão feitas todas as adaptações necessárias para garantir a acessibilidade universal.

Além disso, há um projeto social para a capacitação dos comerciantes da área e oferta de condições de trabalho por meio da doação de triciclos adaptados.

Fechar