Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão ultrapassa marca de 10 mil cirurgias realizadas

Antes, os atendimentos ortopédicos da rede estadual eram realizados em uma ala no Hospital do Câncer (antigo Hospital Geral).

Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) ultrapassou a marca de 10 mil cirurgias ortopédicas realizadas (Foto: Jardel Scot)

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) ultrapassou a marca de 10 mil cirurgias ortopédicas realizadas desde o início do seu funcionamento, em outubro de 2017. A unidade se concentra em atendimento de casos de média e alta complexidade, realizando mais de 350 cirurgias por mês. Até a última sexta-feira (23), já haviam sido realizados 10.024 procedimentos cirúrgicos em pacientes encaminhados de todos os cantos do estado.

De acordo com o governo do Maranhão, o HTO funciona por meio de regulação, ou seja, os pacientes precisam ter encaminhamento de outras unidades de saúde. É o que acontece com os pacientes oriundos do Socorrão II.

Estrutura

Com 44 leitos, sendo 10 deles de UTI e três centros cirúrgicos, a unidade tem demanda de um hospital de grande porte como destaca o coordenador da Ortopedia, Dr. Damião Guedes. “A unidade conta com cerca de 27 subespecialistas, que incluem diversas especialidades, cirurgia de mão, quadril, joelho, bacia, pé, enfim, todas as áreas da ortopedia. Somos especializados em ortopedia, trauma, cirurgias eletivas e damos a retaguarda para o serviço de urgência, realizado pelo Socorrão II”, explica o Dr. Damião Guedes.

Antes do funcionamento do HTO, os atendimentos ortopédicos da rede pública estadual eram realizados em uma ala no Hospital do Câncer (antigo Hospital Geral). Com a entrega da unidade, o número de cirurgias ortopédicas em São Luís aumentou 13 vezes em comparação ao ano de 2014, ano em que os procedimentos cirúrgicos eram realizados no Hospital do Câncer do Maranhão (antigo Hospital Geral) e chegavam a 30 cirurgias mensais.

Carregando