Foi iniciada neste sábado, 31 de outubro, as obras da reforma do Largo de São João. De acordo com a Prefeitura de São Luís, serão recuperados o calçamento e execução de projetos de paisagismo e iluminação. O objetivo é recuperar as características e usos originais do espaço.
As obras de reforma do Largo de São João são coordenadas pelo Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e têm a parceira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente, o local estava sendo utilizado como um estacionamento irregular e a expectativa é de que o seu uso original seja recuperado.
O Largo de São João fica localizado no cruzamento entre a Rua de São João e a Rua da Paz, no centro de São Luís. A igreja que dá nome ao local é considerada a quarta mais antiga da cidade, tendo sido construída em 1665, sendo conhecida por ter abrigado o túmulo de Joaquim Silvério dos Reis, traidor da Inconfidência Mineira, falecido em 1819.
Registros afirmam que esta seja uma reedificação, já que a igreja já existia na época da invasão dos holandeses ao Maranhão, em 1641, que ocupando São Luís, aquartelaram-se nas proximidades do templo. A reconstrução 20 anos depois foi motivada pelas danificações causadas pelos combates entre holandeses e portugueses.