O presidente Jair Bolsonaro autorizou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) a fazer estudos com vistas à federalização de 231 quilômetros da MA-006, entre as cidades de Balsas e Alto Parnaíba. Caso haja a transferência de gestão, a estrada passará a ser continuidade da BR 235, que vai do Sergipe ao Pará e corta o Maranhão e Tocantins.
A ligação das duas rodovias começou em março com o início das obras de uma ponte sobre o Rio Parnaíba, entre Alto Parnaíba, no Maranhão, e Santa Filomena, no Piauí. A ponte, segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, deverá estar concluída em dezembro, ou seja, sua execução vai se dar em menos de um ano.
Para o presidente da Federação da Agricultura do Maranhão (Faema) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA), Raimundo Coelho, a ponte vai dar um impulso no agronegócio maranhense, pois facilitará o transporte de grãos entre os municípios de maior tradição agricola na região doMatopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
A MA-006 é chamada de rodovia da integração maranhense, pois começa na Baixada Maranhense e vai até o Sul do Estado. A federalização poderá facilitar também a concretização do Anel da Soja, que interliga os principais municípios produtores de grãos do Sul do Maranhão, tendo Balsas como o mais importante.
Sobre os benefícios da mudança, o senador Roberto Rocha (PSDB) diz que isso “significa que o governo federal vai poder fazer essa rodovia estadual completamente destruída e abandonada no padrão DNIT”.
O anúncio do presidente Bolsonaro foi feito na última quinta-feira (29), na sua visita ao Maranhão.