Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Iniciada construção de praça e jardim em área do antigo abrigo do Largo do Carmo

Local, que está sendo reformado, voltará a ter as características originais assim como toda a área que compreende a Praça João Lisboa.

Iniciada construção de praça e jardim em área do antigo abrigo (Foto: Maurício Alexandre)

A Prefeitura de São Luís iniciou a construção de um jardim público e praça que ocuparão a área onde antes ficava instalada a edificação comercial popularmente conhecida como abrigo, localizada no Largo do Carmo, Centro Histórico da capital. Com isso, toda a área que compreende o largo, a Praça João Lisboa e a Rua de Nazaré voltarão a ter suas características arquitetônicas originais.

A obra contempla novo calçamento, paisagismo e mobiliário urbano, com implantação de árvores e outras espécies vegetais no local, bancos em ferro fundido com madeira, iluminação feita com postes no estilo colonial em ferro fundido e piso de pedra portuguesa. O trabalho tem a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Construído na década de 1950 o chamado abrigo era uma área de venda principalmente de refeições. No entanto, sem a manutenção devida, o espaço entrou em estado de degradação e tinha problemas estruturais graves, colocando em risco a vida dos comerciantes e frequentadores do local já que o risco de cair era iminente. O grau de comprometimento da estrutura foi demonstrado por meio de laudos técnicos e sua demolição autorizada pelo IPHAN.

A reconstrução do jardim público se dá também porque em seu laudo o IPHAN sugere que nenhuma outra edificação seja erguida no local, garantindo, deste modo, o restabelecimento do visual original do conjunto arquitetônico e paisagístico da região.

Em relação às pessoas que trabalhavam no local, a Prefeitura de São Luís informou que todas serão indenizadas e foi oferecido apoio para recolocação de seus comércios em outras áreas, caso seja de interesse dos comerciantes.

Carregando