Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Passageiro é flagrado transportando pássaros silvestres dentro de um ônibus em Porto Franco

Envolvido declarou que pegou os 14 curiós na cidade Mogi Guaçu/SP, na casa de um criador e que levaria para um senhor em Timon.

Passageiro é flagrado transportando pássaros silvestres em ônibus (Foto: Divulgação)

Um passageiro foi flagrado transportando pássaros silvestres dentro de um ônibus, na noite dessa terça-feira, 03, no km 156 da BR-010, no município de Porto Franco.

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização em frente a Unidade Operacional quando foi dada ordem de parada ao ônibus Mercedes Benz/Mpolo Paradiso R. Durante fiscalização no compartimento de passageiros, foi percebido que ao fundo havia algumas gaiolas envolvidas em sacos pretos, porém sem nenhuma ave dentro.

Os agentes ordenaram a um passageiro sentado na poltrona 39, que estava coberto com um edredom, que colocasse a sua coberta de lado e entregasse a sua documentação. Foi notado uma pequena gaiola embaixo das pernas do senhor, e nela havia seis curiós (Sporophila angolensis), sendo que um já estava morto devido às péssimas condições de transporte.

Os agentes prosseguiram com as buscas e encontradas mais 11 gaiolas com aves em seu interior, totalizando assim 12 gaiolas para transporte de pássaros. O passageiro relatou que tinha tão somente a documentação para o transporte dos curiós, 14, no total, e não possuia a mesma autorização para os outros animais.

O passageiro declarou que pegou os 14 curiós na cidade Mogi Guaçu/SP, na casa de um criador e que levaria para um senhor no município de Timon/MA.

O envolvido relatou que nenhum passageiro ou mesmo os motoristas do ônibus notaram os animais. Omitiu desde o início que estava levando os pássaros e que entrou no ônibus com eles dentro de um bolsão de plástico. Declarou ainda que as outras aves foram comprada na feira dos pássaros na cidade de Campinas/SP, bairro Campo Belo I, e que gastou aproximadamente R$ 800,00. Porém, não apresentou documentação que comprove a compra.

Os agentes apreenderam 35 unidades de aves, sendo: 06 trinca-ferro (Saltator similis); 06 coleirinho (Sporophila caerulescens); uma  patativa do brejo (Sporophila leucoptera); três gutiatã (Euphonia violacea); três xexéu guaxe (Cacicus haemorrhous); e três canários belgas (Serinus canaria domestica); 13 curiós (Sporophila angolensis), sendo 01 morto; 12 doze gaiolas para transporte de pássaros (viajantes); e quatro gaiolas.

O envolvido se comprometeu a comparecer em juízo quando assim for determinado para prestar esclarecimento sobre o ocorrido. Não foi feito uso de algemas e a integridade física e psíquica foram preservada, informou a PRF.

Os animais apreendidos serão encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), na cidade de Imperatriz/MA.

Carregando