Reunião traça ordenamento turístico dos vendedores ambulantes do Centro Histórico de São Luís

No encontro foram discutidas formas de atuação para padronização de comerciantes informais.

Fonte: Redação/Assessoria

A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur) e a Blitz Urbana realizaram, nessa terça-feira (03), uma reunião para traçar o planejamento do ordenamento turístico dos vendedores ambulantes que atuam na região da Praia Grande, Centro Histórico da capital. O objetivo é organizar e disciplinar o comércio informal nos espaços de grande visitação em São Luís.

No encontro foram discutidas formas de atuação para padronização de comerciantes informais, no perímetro que compreende a Praça Nauro Machado, e para a melhoria da qualidade das prestações de serviços desses trabalhadores aos turistas que visitam o espaço.

Entre as ações planejadas em conjunto está a adequação do local para visitação turística, regularização e padronização dos comerciantes informais, a retirada de vendedores não regularizados e que comercializam bebidas alcoólicas no local.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, afirmou que a parceria com a Blitz Urbana irá trazer benefícios e contribuir para melhoria dos serviços turísticos, bem como, também, do comércio informal.

“Essa ação irá melhorar e fortalecer nosso atrativo turístico, além de trazer uma melhor experiência para quem visita o Centro Histórico. Da mesma forma, essa padronização das atividades do comércio informal na região irá trazer melhorias e qualidade dos serviços que esses comerciantes deverão prestar aos nossos visitantes”, destacou o secretário.

O superintendente de Qualificação Profissional da Setur, Fernando Campelo, revelou que a equipe técnica irá oferecer cursos de capacitação e de qualificação para os comerciantes informais da Praia Grande.

Para Jorcelsio Silva, coordenador de Comércio Informal da Blitz Urbana de São Luís, o ordenamento e a padronização do espaços turísticos do Centro Histórico é necessário tendo em vista que a desorganização do local tem contribuído e impactado negativamente o turismo da região.

“Em conjunto com a Setur iremos traçar algumas ações que possibilitem avanços na organização dos vendedores ambulantes daquela localidade. Não iremos prejudicar e nem desamparar aqueles trabalhadores que já estão ali diariamente garantindo seu sustento, mas iremos atuar para organizar esses comerciantes e a área para que esteja em conformidade para o conforto e satisfação do turista”, explicou o coordenador.

Fechar