Uma das principais preocupações do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO) se refere à segurança do paciente. Para reforçar as ações de prevenção, a unidade de saúde promove constantemente eventos de conscientização e alerta, como no mês passado, quando realizou o “Carimbó do Alertão”, uma forma lúdica de mostrar a importância da segurança do paciente e do controle de infecções.
Pacientes e acompanhantes internados na unidade aprovaram a iniciativa do HTO, como afirma a dona Maria Janice Pereira, 37 anos. Moradora da cidade de Açailândia, ela está no hospital acompanhando a sua mãe, a aposentada Francisca Pereira Mangueira, 64 anos, que sofreu um acidente de carro.
“Eu até me emocionei, pois a minha mãe é muito animada e gosta muito dessas coisas. Foi uma alegria muito grande, pois vi estampada no rosto dela a alegria, e eu dou nota 10 para a segurança do paciente nesse hospital”, conta a acompanhante.
A dona Francisca Pereira complementa a fala da filha. “Eu nunca tinha visto um hospital tão animado como esse”, diz a paciente.
A enfermeira Jhessica Gomes, responsável técnica pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HTO, destaca que a unidade tem todos os protocolos de segurança do paciente implantados desde 2018. “Em relação ao protocolo de identificação do paciente, hoje, no HTO, 100% dos pacientes são identificados com pulseiras. Já no que diz respeito à prevenção de lesão por pressão, em todos os pacientes admitidos, é aplicada uma escala que avalia o risco dessa lesão nesses pacientes. Dessa forma, a gente consegue prever se o paciente vai precisar usar algum material para prevenir essa lesão”, afirma a enfermeira.
As ações de segurança do paciente são constantemente intensificadas pelo HTO, que conseguiu a excelência de ser o hospital mais bem avaliado do estado dentre os públicos e privados com 97% de aprovação.