Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Cerca de uma tonelada de lixo é coletada na Praia da Guia

Cerca de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por itens feitos de plástico

Ação de limpeza na extensão da Praia da Guia (Foto: Gustavo Menezes)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizou ação de limpeza na extensão da Praia da Guia, em São Luís. A atividade, que recolheu cerca de uma tonelada de lixo, teve como foco a coleta dos resíduos sólidos gerados pela população em geral e aqueles oriundos de embarcações de alto mar, que são jogados nos oceanos e retornam para as praias em forma de lixo.

A geração de resíduos nas praias vem aumentando consideravelmente. De acordo com o segundo panorama da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2018, foram gerados 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos, significando um aumento de 1% a mais que o ano anterior e, do total, 40,5% dos resíduos foram descartados de forma inadequada, ou seja, 29,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos tiveram a destinação os aterros que não contam com medidas e/ou sistemas adequados para proteger a saúde das pessoas e o meio ambiente.

A superintendente de Gestão de Resíduos da SEMA, Hayane Araújo, destacou que “o descarte inadequado de resíduos sólidos nas praias pela população e aqueles oriundos das embarcações jogados nos oceanos podem gerar diversos problemas ambientais, interferindo diretamente em nosso ecossistema. O que, além de causar danos ao meio ambiente, configura crime ambiental. A responsabilidade da preservação do meio ambiente deve ser compartilhada por todos nós”.

Ainda, de acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), cerca de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por itens feitos de plástico, como garrafas, copos descartáveis, canudos, cotonetes, embalagens de sorvete, redes de pesca, e estima-se que 80% desses resíduos tenham origem terrestre.

A ação de coleta na Praia da Guia contou com a parceria dos servidores da Secretaria, da Marinha do Brasil, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), São Luís Engenharia Ambiental (SLEA), Psiu Refrigerante, Trips SLZ e Maxtec Serviços e a participação de voluntários.

Carregando