Claro anuncia chegada do 5G DSS a nove bairros de São Luís até o mês de dezembro

Rede permite a entrega imediata de uma experiência equivalente à da fibra óptica, com conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional

Fonte: Aquiles Emir

A Claro anunciou a chegada da rede 5G DSS em São Luís, utilizando o recurso de compartilhamento de frequências (DSS), que permite o uso do espectro atual já alocado. Até dezembro deste ano, a operadora disponibilizará a rede nos bairros Calhau, Araçagy, Bequimão, Olho d’Água, Ponta d’Área, São Marcos, Smithland, Cohafuma e Renascença.

Para o usuário, a rede 5G DSS permite a entrega imediata de uma experiência equivalente à da fibra óptica, com conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G convencional, com velocidade de até 400 Mbps.

A Claro informou que está promovendo essa evolução tecnológica sem cobrança adicional nos planos existentes. Qualquer cliente da operadora, com um smartphone compatível e que esteja dentro da área de cobertura, pode navegar na rede de quinta geração.

A implantação da rede 5G é possível a partir da a tecnologia DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou Compartilhamento Dinâmico de Espectro), que permite o compartilhamento das frequências disponíveis hoje, já alocadas ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). Assim a rede da Claro distribui recursos dinamicamente entre os smartphones que operam até a quarta geração e os novos, compatíveis com a nova rede 5G DSS, que começam a chegar ao mercado. É o caso do recém-lançado moto g 5G plus, da Motorola. Também já estão disponíveis o Motorola Edge e o Samsung Galaxy Note20 5G, além do iPhone 12, que deve chegar em breve ao país.

A Claro lançou o 5G DSS no país em julho, anunciando a cobertura em bairros no Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira etapa foi concluída em setembro e a próxima, incluindo 12 novas cidades, vai até o fim do ano. Os critérios de escolha das regiões a receberem a cobertura 5G DSS da Claro levam em conta fatores estratégicos como a demanda de tráfego de dados atual e futura e penetração de smartphones de última geração.

Além das regiões já anunciadas, a cobertura do 5G DSS da Claro deve crescer gradativamente nos próximos anos. Os investimentos feitos para implantar o 5G DSS serão automaticamente aceleradores da implantação definitiva do 5G, com a posterior adição do espectro de 3,5 GHz e das faixas de onda milimétricas previstas para irem a leilão no próximo ano. O investimento em aquisição de um smartphone 5G também está protegido, uma vez que o equipamento suportará também as novas frequências.

Fechar