Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Entregue o Espaço do Diabético na Policlínica Diamante em São Luís

O Espaço do Diabético atenderá tanto pacientes que fazem parte do Programa do Diabetes

Foto: Reprodução

Promover melhor acolhimento do paciente portador do Diabetes, com ambiente confortável e atendimento humanizado. Foi com esse objetivo que o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), inaugurou o Espaço do Diabético na Policlínica Diamante, em São Luís, nesta segunda-feira (9). No local, o paciente além de ter acesso a medicamentos, também poderá realizar a marcação de consultas e receber orientações com médico clínico e curativos.

O serviço foi entregue em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro. Na ocasião, os presentes puderam passar por consultas de triagem com equipe de enfermagem e médico clínico, recebendo, também, orientação para curativos de pé diabético, além da dispensação de medicamentos úteis para o tratamento e controle da doença.

O Espaço do Diabético atenderá tanto pacientes que fazem parte do Programa do Diabetes da Policlínica Diamante, como também por demanda livre aos que apresentarem algum tipo de descompasso ou outras alterações no quadro de saúde. Para isso, será possível fazer marcação de consultas e exames de modo presencial, com suporte em Serviço Social e Educação Continuada àqueles que precisarem de observação com dispensação de insulinas. Os dias e horários de funcionamento serão sempre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas.

A iniciativa manterá os serviços de referência já disponibilizados pela Policlínica, contudo, agora com espaço próprio, o que inclui, também, suporte psicológico, nutricionista e Sala de Curativo àqueles que precisarem da assistência. Em caso de o paciente não precisar de assistência especializada, ele permanecerá no atendimento clínico e será redirecionado para a Atenção Básica que trabalhará em conjunto com o atendimento especializado ofertado pela unidade estadual.

Com média de 400 pacientes com Diabetes atendidos por mês, a Policlínica Diamante já realizou, no período de agosto a outubro deste ano, 1.280 atendimentos específicos para portadores da Diabetes, sendo 1.110 de consultas endocrinológicas adultas e 170 pediátricas. Além deste quantitativo, são feitos cerca de 900 curativos por mês.

Carregando