Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Maranhão tem 7.6% da população com diabetes

Informação foi repassada nessa segunda-feira (9), na inauguração do Espaço do Diabético, na Policlínica Diamante.

Médicos e enfermeiros participaram da entrega do Espaço do Diabético (Foto: Francisco Silva)

De acordo com a endocrinologista Fernanda Thomé, responsável pelo Programa de Educação e Controle do Diabetes do Estado, o Maranhão tem 7.6% de sua população com diabetes. A informação foi repassada nessa segunda-feira (9), na inauguração do Espaço do Diabético, na Policlínica Diamante, em alusão ao Dia Mundial da Diabetes, que será celebrado em 14 de novembro.

O que é diabetes?

Diabetes (CID 10 – E10) é uma síndrome metabólica que acontece pela falta de insulina ou pela incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada.

PRÉ-DIABETES

O pré-diabetes é quando o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2. No caso do tipo 1 não existe pré-diabetes: a pessoa nasce com uma predisposição genética ao problema e a impossibilidade de produzir insulina, podendo desenvolver o diabetes em qualquer idade.

DIABETES TIPO 1

O diabetes tipo 1 é quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.

DIABETES TIPO 2

O diabetes tipo 2 é consequência da combinação de dois fatores: a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis. Contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.

Carregando