Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Checklist de chá de bebê: confira o que não pode faltar na lista

A festa tradicional permite que pais, parentes e pessoas próximas e queridas

Foto: Reprodução

O chá de bebê é aquele momento de celebrar a chegada de mais uma vida na família. A festa tradicional permite que pais, parentes e pessoas próximas e queridas presenteiem com itens que serão necessários no dia a dia da criança e ajudem os pais e as mães nos preparativos para a vinda do bebê.

O evento presencial ou virtual, versão que se popularizou neste ano por conta das medidas de segurança sanitária, precisa ser planejado com cuidado e muito carinho. Ter o perfil em uma rede social, como o Facebook por exemplo, auxilia a preparar o momento, permitindo a interação com os convidados e reunindo informações sobre o evento. Mesmo que seja presencial, páginas desse tipo oferecem a opção de confirmação de presença, o que ajuda a organização.

Além da realização do evento em si, a lista de itens que devem estar presentes em um chá de bebê também demanda alguma atenção. Fraldas, brinquedos, roupas e kit higiene são algumas das prioridades. Antes de indicar algum produto, os pais podem ouvir a opinião de médicos e perguntar a outros casais quais as experiências que tiveram com diferentes marcas. Vejamos alguns do produtos que não podem faltar em um chá de bebê.

Fraldas

As fraldas costumam estar em primeiro lugar na lista, afinal são muito utilizadas nos primeiros meses e anos do bebê. Os pais podem optar pelos modelos descartáveis ou de pano, além das fraldas de ombro, de boca, cueiros ou para forrar o trocador. De tão importante e necessária, atualmente, a maioria das mamães opta por um evento específico – o chá de fraldas – para conseguir uma quantidade que ajude a economizar por mais tempo após a gestação. Além disso, o chá de fraldas também se popularizou pois roupinhas, mamadeiras e afins, presentes típicos do chá de bebê, são itens que geralmente os próprios pais gostam de pesquisar e comprar. 

No Chá de Fraldas, em um formato mais tradicional, os pais estimam a quantidade necessária de fraldas para cada etapa do crescimento das crianças e disponibilizam a lista na esperança de que todos os convidados e convidadas comprem de acordo com o que foi sugerido. 

Uma lista de fraldas virtuais, criada em uma plataforma especializada, otimiza essa dinâmica, uma vez que os pacotes de fraldas escolhidos pelos convidados são convertidos em crédito e depois depositados na conta dos pais. Ao gerenciar esse crédito, os pais adquirem fraldas de acordo com o crescimento do bebê.

É o que explica a diretora comercial do iFraldas, Milene Guerson. “Ao utilizar a lista de fraldas virtual, é possível comprar de acordo com o tamanho necessário para o bebê em cada momento, evitando desperdícios. Além disso, os futuros pais podem testar as marcas, ver qual melhor se adapta ao bebê e analisar o seu custo-benefício. Com o dinheiro em mãos, é possível aproveitar as super promoções e economizar espaço em casa que seria usado para guardar o estoque de fraldas”, destaca.

Roupas

Sugerir roupas em uma lista de chá de bebê é uma tarefa que exige atenção aos detalhes. O guarda-roupa deve incluir bodies e camisetas de mangas longas e curtas, macacão, calça, meias, sapato de tecido, gorro, manta, babador, toalhas e toalhas-fraldas.

O tamanho é fundamental, pelo mesmo motivo das fraldas: dependendo do peso e da altura que o bebê tenha ao nascer, as peças menores podem nem chegar a ser utilizadas. Especialistas consideram que quatro peças de cada tamanho são suficientes, mas não existe consenso sobre o assunto. 

Deve-se considerar ainda o mês e a estação do ano em que o bebê irá nascer, para que cada tamanho das roupas escolhidas acompanhe o crescimento da criança, mas também corresponda com a temperatura esperada para os próximos meses.

É em razão dessa variedade de tamanhos, tipos e quantidades, além de cores e estampas, que os futuros papais preferem sugerir fraldas como presentes no chá.

Brinquedos

Brinquedos também são boas opções para os convidados, porque contribuem para incentivar a interação, a diversão e despertar o desenvolvimento e a curiosidade das crianças.

Os livros de plástico e os bichinhos de borracha são aliados para tornar a hora do banho divertida. Chocalhos e móbiles estimulam a atenção e os sentidos. Os mordedores serão úteis no período de nascimento dos dentes para aliviar o incômodo que os bebês sentem.

Antes de selecionar uma sugestão, os pais devem observar a faixa etária a que se destinam, se foram feitos com materiais e pinturas seguras e se não possuem peças pequenas ou pontiagudas que possam colocar o bebê em risco.

Outras sugestões

Os pais podem pedir o kit higiene bebê, usados na hora das trocas e no período em que se cura o umbigo. A lista pode conter potes, algodões, cotonetes, xampus, sabonetes e pomadas. A preferência deve ser por produtos hipoalergênicos, livres de perfumes e corantes. Há artigos específicos para recém-nascidos.

Além disso, mamadeiras, copinhos de transição, bomba tira-leite, além da escova para mamadeira ou pinça higiênica, termômetros, umidificadores, inaladores, protetores de berço e mosquiteiros são outras opções que podem ser solicitadas na lista do chá de bebê.

Carregando