Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Sistema de videomonitoramento é modernizado em áreas centrais de São Luís

A ação visa inibir atos de vandalismo contra o patrimônio público municipal, e, também, garantir a proteção das pessoas.

Sistema de videomonitoramento amplia combate a atos de vandalismo e garante mais segurança em locais como praças e parques (Foto: Maurício Alexandre)

O sistema de videomonitoramento em São Luís está passando por um processo de modernização, com instalação de novas câmeras em pontos estratégicos da cidade, de acordo com a Prefeitura.

Até o momento, já foram instaladas 87 câmeras no Parque do Bom Menino, 20 no Estádio Nhozinho Santos e 44 nos arredores da região do Centro, incluindo a parte histórica.

A ação visa inibir atos de vandalismo contra o patrimônio público municipal, e, também, garantir a proteção das pessoas da comunidade que circulam por praças, parques e ruas da capital, informou a gestão municipal.

No Parque do Bom Menino, uma central já está em funcionamento, com monitoramento interno e externo do parque e áreas externas, como a Rua Deputado Vieira da Silva, localizada atrás do logradouro. O equipamento, chamado vídeo wall, é composto por quatro telas, que podem formar imagens em painel ou isoladas.

A Prefeitura também informou que está em fase de conclusão de obras de estruturação da Central de Videomonitoramento, que ficará na sede da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, localizada no bairro Alemanha, ao lado do Hospital da Criança. Essa unidade deverá englobar as demais áreas de São Luís que também já contam com câmeras de vídeo.

No local, haverá um video wall com seis telas. O secretário de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro, informa que além da Central do Parque do Bom Menino e da Central na sede da Semusc, o serviço de videomonitoramento da Prefeitura também conta com uma base móvel, ônibus da Guarda Municipal equipado com câmeras utilizado em eventos públicos na capital.

“O sistema de videomonitoramento é uma das prioridades da gestão do prefeito Edivaldo e, inicialmente, ficará em locais estratégicos da nossa cidade que, por sua vez, serão monitorados 24 horas por dia, o que irá garantir mais segurança a toda a população de São Luís”, ressalta o secretário.

No serviço de monitoramento, os guardas municipais terão acesso a equipamentos de última geração para realizar a movimentação das câmeras de vídeo.

O sistema conta com video wall, equipamento que possui telas de 52 polegadas, no-break com autonomia de baterias em caso de falta de energia e mesa controladora. O local funcionará 24 horas por dia, sempre com guardas municipais de olho nos monitores.

Carregando