Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Foguete de treinamento pega fogo após ter lançamento interrompido na Base de Alcântara

Aeronáutica diz que Operação Águia, de teste de equipamentos, começou segunda-feira.

Em junho passado, foguete de treinamento foi lançado com sucesso na Base de Alcântara (Foto: Divulgação FAB)

Um lançamento foi interrompido e um foguete de treinamento pegou fogo nesta quinta-feira, 12, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Segundo informações da Aeronáutica, todos os procedimentos de segurança foram adotados e ninguém ficou ferido. O incêndio, classificado como pequeno pelas autoridades, ocorreu após a interrupção e foi prontamente controlado. Uma comissão será designada para apurar as causas.

O incidente ocorreu no quarto dia da Operação Águia, iniciada última segunda-feira. O lançamento, segundo a Aeronáutica, faz parte da operação, destinada ao “adestramento das equipagens operacionais” da base de Alcântara e testes de equipamentos em solo associados às operações de lançamento de satélites.

Em junho passado, o CLA lançou, com sucesso, um foguete de treinamento, para exercitar as equipes e funções de comunicações, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos. A operação, segundo o CLA, era voltada principalmente para a preparação para atividades de grande porte.

Em fevereiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro assinou decreto de promulgação de um acordo entre Brasil e Estados Unidos para o uso comercial da base de Alcântara. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse na ocasião que, em 2021, seriam realizados lançamentos de teste na base militar. A operação comercial, segundo Pontes, estava prevista para 2022.

Um acordo de salvaguardas tecnológicas foi assinado por Bolsonaro e Donald Trump em março de 2019, durante viagem oficial aos Estados unidos, e aprovado pelo Congresso brasileiro. O uso comercial da base de Alcântara deve gerar recursos para o Brasil investir no desenvolvimento e no aperfeiçoamento do Programa Espacial Brasileiro.

Veja a nota da Aeronáutica:

“Um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) teve sua sequência de lançamento interrompida, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), nesta quinta-feira (12/11).

Todos os procedimentos de segurança foram adotados e não houve riscos a nenhum dos profissionais envolvidos. Após a interrupção do lançamento, houve um pequeno incêndio, que foi prontamente controlado pelo pelotão contra incêndio. Uma comissão será designada para apurar as causas da ocorrência.

O lançamento do (FTI) faz parte da Operação Águia, que ocorre desde o dia 09 de novembro, e tem como objetivo o adestramento das equipagens operacionais do CLA, bem como o teste de equipamentos em solo associados às operações de lançamento em Alcântara”.

Carregando