Vítimas de acidentes de trânsito recebem assistência psicológica gratuita no Detran-MA

Os atendimentos para apoio psicológico estão sendo disponibilizados na Clínica da Faculdade UNINASSAU

Fonte: Redação/Assessoria

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com a Faculdade UNINASSAU de São Luís, está oferecendo de forma gratuita assistência psicológica para vítimas de acidentes de trânsito. O convênio entre as duas instituições para viabilizar o atendimento foi assinado no final do mês de outubro, e em breve oferecerá também assistência fisioterápica.

Os atendimentos para apoio psicológico estão sendo disponibilizados na Clínica da Faculdade UNINASSAU, localizada no bairro da Alemanha, em São Luís. O local oferece uma estrutura com 8 salas, e uma equipe de 20 pessoas, entre elas 3 profissionais, além de alunos dos últimos períodos do curso de psicologia supervisionados por professores da Faculdade.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, essa iniciativa será mais uma ferramenta de apoio para a população disponibilizada pelo órgão.

“O Detran-MA tem promovido um tralho educativo intenso na área de prevenção de acidentes no trânsito. E agora começamos atuar também nessa outra frente, acolhendo as vítimas de acidentes, oferecendo assistência gratuita e de qualidade nas áreas psicológica e fisioterápica”, afirmou.

A professora Ana Luísa Cordeiro, coordenadora do curso de psicologia da UNINASSAU, ressalta que o tratamento psicológico das vítimas de acidente de trânsito é importante, assim como a reabilitação física. “O trauma de quem sofre um acidente pode afetar de maneira grave o comportamento social dessa pessoa, podendo acarretar inclusive no medo de dirigir ou até mesmo de transitar a pé pelas ruas”, explicou.

Para ter acesso ao serviço, os interessados devem se inscrever pela página educacao.detran.ma.gov.br clicando no botão “Apoio ao Acidentado”, onde serão direcionados para um formulário online que deverá ser preenchido com os dados pessoais e anexado o boletim de ocorrência do acidente. A partir daí é realizado o agendamento para o atendimento gratuito, sem nenhum custo para os pacientes.

Live

Com o objetivo de alertar para os problemas psicológicos causados às vítimas de acidentes de trânsito, o Detran-MA promove, nesta sexta-feira (13), a partir das 20h, uma live no instagram oficial do órgão @detranma, com o tema “Reflexão Sobre o Contexto Contemporâneo das Vítimas de Acidentes de Trânsito”.

Estarão presentes o assistente de trânsito do Detran-MA e especialista em Psicologia do Trânsito, Raffael Rocha Ferreira, e a psicóloga e especialista em Avaliação Psicológica no Âmbito do Trânsito, Ana Luisa Gomes Cordeiro.

Fechar