Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Porto do Itaqui apresenta exposição ‘São Luís de maré e memória’

A mostra reúne um painel afetivo da cidade, portuária desde que nasceu, pelo olhar de 10 fotógrafos.

Porto do Itaqui apresenta ‘São Luís de maré e memória’ (Foto: Gilson Teixeira)

O Porto do Itaqui abre para visitação pública neste sábado, a partir das 14h, a exposição “São Luís de maré e memória“, no Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão: do trilho ao mar (prédio da antiga RFFSA).

A mostra reúne um painel afetivo da cidade, portuária desde que nasceu, pelo olhar de 10 fotógrafos, entre profissionais e amadores. Todos eles com trabalhos que registram instantes de São Luís e do porto público do Maranhão, o portal da cidade para o mundo.

Na entrada do espaço, o visitante é convidado, por um breve texto, a embarcar no universo criado com o objetivo de demonstrar a relação do porto com a cidade.

“As fotografias e textos reunidos nesta exposição formam um painel de instantes da cidade nesta estação de partidas e chegadas que guarda histórias no carrossel do tempo. Na Estrada da Vitória a ferrovia trazia o trem até a beira-mar, diz um verso do poeta José Chagas. E é com poesia em imagens e palavras que o Porto do Itaqui brinda a inauguração deste novo espaço que agora ocupa dentro de sua cidade feita de maré e memória”.

Para encadear as 22 imagens da mostra, a organização contemplou cinco temas: mar, canoas, porto, natureza e encantaria. O time de fotógrafos que gentilmente cederam seus trabalhos para a exposição é formado por Albani Ramos, Daniel 9D, Edgar Rocha, Enom Silva, Flávio R. Berger, Fozzie, Heri Carvalho, Julyane Galvão, Marcio Vasconcelos e Samara Soares.

Nas paredes do espaço expositivo estão fragmentos da poesia de José Chagas, Bandeira Tribuzi, Celso Borges e uma toada de Jeco do Pindaré adaptada por Josias Sobrinho. A exposição São Luís de Maré e Memória tem entrada gratuita e fica aberta ao público a partir deste sábado, das 13h às 20h.

Carregando