De acordo com dados do sistema DivulgaCandContas (onde ficam armazenadas informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos), em São Luís concorrem a prefeito 10 candidatos e a vereador 891, dos quais 28 tentam a reeleição.
Em número maior do que nas eleições passadas, os candidatos a vereador enfrentam desafios em 2020 que vão além das limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus. Com restrições e pouco tempo para contato com eleitores, além de raras aparições na televisão e no rádio, os políticos que tentam uma vaga nas Câmaras Municipais são obrigados a inovar nas estratégias de comunicação.
Com comícios em casa, delivery de santinhos e adesivos para carro com QR code, eles tentam se fazer conhecidos em meio a uma multidão de concorrentes.
O vereador Honorato Fernandes (PT) não disputa a reeleição. Ele é o companheiro de chapa do candidato do PCdoB à Prefeitura de São Luís, Rubens Pereira Júnior. Bárbara Soeiro (PSC) também resolveu não sair candidata à reeleição. Ela renunciou à disputa para apoiar o filho Octávio Soeiro (Podemos).
Outro que ficou de fora foi Estevão Aragão (DEM), cujo pedido de registro de candidatura foi indeferido pela Justiça Eleitoral.
Confira os 28 vereadores que tentam a reeleição
1 – Afonso Manoel (Solidariedade)
2 – Aldir Júnior (PL)
3 – Antônio Garcez (PTC)
4 – Astro de Ogum (PCdoB)
5 – Beto Castro (Avante)
6 – Cézar Bombeiro (PSD)
7 – Chaguinhas (Podemos)
8 – Chico Carvalho (PSL)
9 – Concita Pinto (PCdoB)
10 – Dr Gutemberg (PSC)
11 – Edson Gaguinho (DEM)
12 – Fátima Araújo (PCdoB)
13 – Genival Alves (Republicanos)
14 – Ivaldo Rodrigues (PDT)
15 – Josué Pinheiro (DEM)
16 – Marcelo Poeta (PCdoB)
17 – Marcial Lima (Podemos)
18 – Marquinhos (DEM)
19 – Nato Júnior (PDT)
20 – Osmar Filho (PDT)
21 – Paulo Victor (PCdoB)
22 – Pavão Filho (PDT)
23 – Pereirinha (PSL)
24 – Professor Sá Marques (Podemos)
25 – Raimundo Penha (PDT)
26 – Ricardo Diniz (DEM)
27 – Silvino Abreu (PMB)
28 – Umbelino Júnior (PRTB).