Fechar
Buscar no Site
O ÓRGÃO DAS MULTIDÕES

Governo do MA orienta sobre formas de recebimento de exames diagnósticos da Covid-19

A medida visa facilitar o acesso da população aos diagnósticos da Covid-19

(Foto: Rogério Sousa)

Desde segunda-feira (16), os resultados dos exames laboratoriais (PCR e Sorologia) realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen/MA), para a detecção da Covid-19, passaram a ser divulgados pelas unidades que realizaram a coleta. A medida visa facilitar o acesso da população aos diagnósticos da Covid-19.

De acordo com a encarregada dos Serviços de Acondicionamento da Rede de Laboratório do Lacen, Lécia Maria Sousa, os resultados laboratoriais para a detecção do Novo Coronavírus, agora, passam a seguir o mesmo fluxo dos demais exames analisados pelo Lacen.

Lécia Maria Sousa explica que, no auge da pandemia, quem passava os resultados dos exames da Covid-19 para a população era o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), que entrava em contato com o paciente e o informava. “A partir de agora, esse exame passa a seguir o mesmo fluxo dos demais exames. Cuja entrega é realizada no mesmo lugar onde aconteceu a coleta, nas unidades de saúde ou Vigilância Epidemiológica dos Municípios”.

Resultados Inquérito Sorológico

Foi definido também um fluxo para o recebimento dos resultados dos exames laboratoriais realizados com as amostras coletadas durante a segunda fase do Inquérito Sorológico no Maranhão.

Os residentes de todos municípios, participantes do Inquérito, podem solicitar o resultado nas unidades básicas de saúde e/ou Coordenações de Vigilância Epidemiológica mais próximas das suas casas. Outra através de ligações telefônicas para os seguintes números: (98) 98426-5915; (98) 98461-5019; (98) 99137-8467; (98) 98421-1719.

Já em São Luís, desde segunda (16) a sexta-feira (20), será possível receber os resultados no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) tanto durante a manhã quando à tarde. E, a partir da mesma data, no Centro de Saúde da Liberdade, Centro de Saúde Dr. José Carlos Macieira, Centro de Saúde Genésio Ramos Filho e Unidade de Saúde da Família Antônio Carlos Reis Olímpica 1, por tempo ainda indeterminado.

Carregando