Operação no Sul do Maranhão desarticula laboratórios de hackers que manipulavam medidores de energia

Eletricistas que fraudavam equipamentos da Equatorial também foram alvos da ação policial.

Fonte: Redação

A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), da Polícia Civil, deflagrou na semana passada a “Operação Descontrole”, que visa combater laboratórios de hackers e eletricistas que atuam na região Sul do Maranhão. Os suspeitos atendem grandes fazendas de irrigação, manipulando o software de medidores de energia e realizando desvios clandestinos, a fim de diminuir os valores de consumo aferidos pelos aparelhos.

A operação contou com o apoio operacional da distribuidora de energia elétrica Equatorial Maranhão, e ocorreu em duas etapas: a primeira na região de Balsas com foco em transformadores ligados clandestinamente e a segunda em Imperatriz, Governador Edson Lobão e Açailândia com a finalidade de detectar medidores fraudados.

Segundo a polícia, quatro pessoas foram presas em flagrante e oito transformadores de alta potência apreendidos. “Nós já tínhamos um levantamento anterior com alvos já definidos. Nesses locais encontramos a fraude do tipo controle, daí o nome da operação, como também a apreensão de grandes subestações. Esses grandes consumidores, para ter acesso a energia, utilizam de subestações que são abastecidas e controladas por grandes transformadores, de 150 a 300 Kva. É aí que encontramos estações de ligações clandestinas e intervenção na rede pública de alta tensão de forma irregular”, explicou o delegado Paulo Roberto, do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC).

O delegado informou ainda que a operação terá outras etapas: “As investigações da Operação Descontrole continuam combatendo essa prática criminosa, que tem causado grande prejuízo aos cofres públicos e a grandes empresas do estado”, finalizou.

Fechar