A Polícia Rodoviária Federal no Maranhão, após reunião com diversos órgãos e entidades, divulgou o planejamento para o transporte de um turbo gerador com 106 metros de comprimento e 355 toneladas. A turbina precisa ser levado do Porto do Itaqui até a Usina Termoelétrica em Santo Antônio dos Lopes/MA. Todo o conjunto (veículos e carga) pesam aproximadamente 680 toneladas.
De acordo com a PRF, “a operação é extremamente complexa e toda a logística está sendo desenhada pela PRF e a empresa TECHINT Engenharia e Construção, responsável pelo transporte da carga”.
A velocidade média do conjunto transportador será de 7 km/h, de acordo com nota da PRF.
O trecho a ser percorrido do Porto do Itaqui até a usina em Santa Antônio dos Lopes/MA é de aproximadamente 300 Km, com previsão inicial de 15 dias para conclusão do percurso.
O início da Operação para transporte da turbina será no próximo dia 27 de novembro de 2020.
Intervenções no trânsito
Do dia 27 a 29 de novembro o percurso será durante o dia, do Porto do Itaqui até Santa Rita, onde o comboio ficará parado durante o dia e seguirá somente à noite.
Foi constatado por equipes especializadas que algumas pontes ao longo do percurso não suportam o peso do conjunto. Para transpor o trajeto, será utilizado um equipamento vindo de São Paulo chamado “sobre-ponte”, que será montado sobre as pontes que não suportam o peso para passagem do conjunto.
Com isso, haverá interdição total da rodovia a partir das 23h, podendo a obstrução da pista durar de 3 a 6 horas, tempo suficiente para montar o “sobre-ponte”, passar o gerador e desmontar o equipemanto.
Do município de Santa Rita até Miranda do Norte estão previstas sete interdições na BR-135, no período das 23h até às 05h:
Dia 30/11 – km 80,7 – Santa Rita/MA
Dia 1°/12 – Km 86,5 – Santa Rita/MA
Dia 02/12 – Km 88,3 – Itapecuru Mirim /MA
Dia 03/12 – Km 96,4 – Itapecuru Mirim/MA
Dia 04/12 – Km 102 – Itapecuru Mirim/MA
Dia 05/12 – Km 103 – Itapecuru
Dia 06/12 – Km 122 – Miranda do Norte/MA
O Sistema de Comunicação da PRF acompanhará a operação e atualizará as informações à sociedade com intuito de minimizar possíveis impactos aos usuários da BR-135.
Além da PRF, participaram da reunião: EMAP, MOB, DNIT, PM, TECHINT, ENEVA, Sindicato das Empresas de Ônibus, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança, dentre outros órgãos ligados ao setor e que possivelmente terão impactos direto.