HTO promove palestra de conscientização durante a campanha do Novembro Azul

Palestrantes destacaram a importância da iniciativa em benefício da saúde do homem.

Da redação: Vinicius Bogea

O mês de novembro foi marcado pela campanha do Novembro Azul, e o Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO), sempre preocupado com o bem-estar da população de um modo geral, promoveu atividades de prevenção contra o câncer de próstata.

Dr. Cloves Carneiro foi um dos palestrantes do evento (Foto: Divulgação)

A programação do HTO foi encerrada nessa quarta-feira, 25, com uma palestra, destinada aos colaboradores da unidade de saúde, alertando sobre prevenção e a importância do tratamento precoce da doença.

A palestra foi ministrada pelo médico infectologista Dr. Cloves Carneiro e pelo enfermeiro sanitarista, Roque Costa, que destacaram a importância da campanha Novembro Azul em benefício da saúde do homem.

O enfermeiro Roque Costa discorreu sobre a origem do evento e a necessidade de reverter alguns estigmas que cercam o exame: “A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália, em 1999, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina. No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi o precursor da iniciativa, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico, e, quando necessário, fazer o exame do toque”, esclareceu.

O enfermeiro Roque Costa fala aos colaboradores (Foto: Divulgação)

Após a palestra, os interessados receberam encaminhamento para realizar o exame de PSA em um laboratório ofertado SUS.

Fechar