Canelite: Como a Osteopatia pode ajudar

O problema pode evoluir em fraturas por estresse.

Fonte: Dr. Igor Gomes

A síndrome do estresse tibial medial, periostite medial da tíbia, ou até conhecida como Canelite de corredor é uma inflamação do osso da canela, a tíbia, seus tendões ou músculos. É caracterizada por dor na canela, especialmente durante exercício físico. Esta inflamação é comum em atletas que realizam atividades de impacto repetido, como corrida, tênis, basquete e futebol. Ela pode evoluir em fraturas por estresse.

CAUSAS

A causa central da Canelite é o grande impacto sofrido pela região da perna em questão. Nela são criados microtraumas pela exagerada pressão de esforço nela exercida sem que a mesma esteja em condições de sofrê-la; correr em terreno rígido demais sem o calçado adequado; dar passadas longas demais; falta de preparo físico adequado com realização de exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura; fatores genéticos; execução de exercícios físicos sem orientação profissional; intensificação de esforço físico sem o devido preparo.

SINTOMAS

Inicia-se com uma dor em queimação na face anterior e medial da perna (“canela”) após atividades que envolvam a corrida, evolui para dor no começo que melhora com o aquecimento, mas conforme se realiza o exercício a dor piora, chegando num quadro mais grave com dor constante para atividades simples como caminhar e até dor ao toque na região.

TRATAMENTO

É importante a fisioterapia atuar no começo da instalação da lesão, pois a evolução do quadro pode ter graves conseqüências como uma fratura da tíbia ou até uma síndrome compartimental (diminuição do fluxo sanguíneo e de demais líquidos).

Como dito anteriormente é importante eliminar as causas, mas acima de tudo identificar quais músculos estão encurtados e libera-los através de terapia manual (osteopatia), pois são esses músculos que encurtados irritam o periósteo e provocam uma diminuição no calibre de vasos, o que cria um ciclo que mantém a lesão. Uma vez que se manipula as estruturas certas do corpo, o próprio organismo tenderá a um auto ajuste.

Fale conosco: para agendar seu atendimento entre em contato pelos números (98) 988993464 e (98) 988792361. Horário de funcionamento: segunda a sexta das 08h às 18h e sábado das 08h às 11h.

Fechar