A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) promove, na sexta-feira (04), uma homenagem especial aos pesquisadores maranhenses. A cerimônia, que acontece de forma on-line e será transmitido a partir das 19h pelo canal do Youtube da Fundação, é uma forma de incentivar e reconhecer os trabalhos realizados em diferentes áreas.
Vinte e quatro pesquisadores foram indicados para receber a homenagem e serão escolhidos por meio de consulta pública aberta no site da Fapema no endereço www.fapema.br.
Há 15 anos, o Governo do Estado, por meio da Fapema, realiza o Prêmio Fapema, sempre no mês de dezembro. A noite da premiação, considerada o Oscar da ciência maranhense, reúne professores, pesquisadores, reitores, pró-reitores e representantes da sociedade em uma grande festa. Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, a 16º edição do Prêmio não acontecerá, mas a Fundação está organizando um evento especial.
Pesquisadores-vencedores do Prêmio Fapema nas edições de 2005 a 2019 foram indicados a três categorias – Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Mais Premiados – em reconhecimento a relevância de sua contribuição para o desenvolvimento científico do Maranhão. Os três primeiros mais votados (em cada categoria), pelo público, ao Homenageados Prêmio Fapema, serão laureados.
A votação, on-line, vai ocorrer através do link: https://www.fapema.br/index.php/homenageados-premio/, clique e escolha o grande vencedor.
O diretor-presidente da Fapema, André Santos, destaca que essa é uma forma da instituição manter a homenagem aos pesquisadores em um ano em que todos precisaram buscar novas alternativas para se manterem unidos.
“Vivemos um ano que tivemos que nos reinventar. Um ano onde não podemos nos reunir de forma presencial, mas, nem por isso devemos deixar de homenagear os pesquisadores maranhenses. Neste ano, mais do que nunca, vimos a importância da ciência, o quanto ela é fundamental no enfretamento de crises com a que estamos vivendo agora na área da saúde e em tantas outras áreas. A Fapema, seguindo orientação do governador Flávio Dino, tem atuado no sentido de fomentar e incentivar os pesquisadores do estado por meio de editais. E esta homenagem é uma forma de dizermos muito obrigado pelo trabalho e desempenho de cada um e que o governo vai continuar apoiando e incentivado a pesquisa no Maranhão”, afirma o presidente.
Para saber mais sobre o trabalho dos pesquisadores que serão homenageados é só consultar o currículo Lattes de cada um, acessando o endereço http://lattes.cnpq.br/ e colocando o nome do pesquisador. o (obrigatório)
Indicados
Na categoria Jovem Pesquisador são oito vencedores do prêmio Pesquisador Júnior, dos últimos 15 anos, indicados para concorrer a homenagem. Hoje, eles são professores-doutores de instituições de ensino públicas e continuam atuando, ativamente, na área da pesquisa. São eles:
1 – João Dallyson Sousa de Almeida,
2 – Juciana de Oliveira Sampaio,
3 – Larissa Sarmento dos Santos
4- Mayara Cristina Pinto Silva
5 – Paulo Tarso Silva Barros,
6- Ricardo Alves de Araújo,
7-Ulisses Magalhães Nascimento,
8- Carolina Vasconcelos Pitanga.
A escolha dos concorrentes na categoria Mais Premiados levou em consideração os pesquisadores que mais ganharam o Prêmio FAPEMA ao logo dos últimos 15 anos. Concorrem a esta categoria:
1 – Allan Kardec Duailibe Barros Filho,
2 – Aristófanes Correa Silva,
3 – Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz,
4 – Flávia Raquel Fernandes do Nascimento,
5 – Gilvanda Silva Nunes,
6 – José de Ribamar Ferreira Júnior,
7 – Sidney Alves Pereira,
8- Victor Elias Mouchrek Filho.
Na categoria Pesquisador Sênior, a indicação dos concorrentes foi feita levando em consideração a quantidade de premiações, o tempo de atuação na área e a continuidade do trabalho ao longo dos anos. Os concorrentes são:
1- Areolino Almeida Neto,
2- Francisca Neide Costa,
3-Lívio Martins Costa Júnior,
4-Luciane Maria Oliveira Brito,
5-Maria Ozanira da Silva e Silva,
6- Patrícia Maia Correia de Albuquerque,
7- Rosane Nassar Meireles Guerra,
8-Valério Monteiro Neto.