Será aberta nesta terça-feira, (1º), a partir das 9h, no Auditório da Vigilância em Saúde, situada no bairro Alemanha, o mês alusivo à campanha de combate às ISTsAIDS em São Luís, conforme informou a Prefeitura. A programação terá como tema “Se Liga nos Teus Direitos e Combina a Prevenção”.
Para a secretária de Saúde, Natália Mandarino, é de suma importância que a população se proteja contra o vírus HIV. “A prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis depende especialmente da conscientização das pessoas. Por isso, o estímulo às campanhas do gênero é fundamental e nossa meta é abranger especialmente o público jovem com campanhas específicas”, afirmou.
Durante o mês de dezembro serão realizadas abordagens, atividades educativas na perspectiva da prevenção combinada, distribuição de preservativos, de géis lubrificantes e estímulo à testagem do HIV. Quanto à abertura, a atividade contará com as participações de membros da Coordenação ISTs, além de lideranças comunitárias, membros de organizações da sociedade civil, profissionais e gestores de saúde.
Além de serviços nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) no Lira e Anil durante todo o mês, membros da Semus também farão agendas externas para a ampliação do trabalho preventivo. No domingo (6), a partir das 8h, na Feirinha São Luís, profissionais da pasta farão abordagens e prestarão esclarecimentos sobre formas de prevenção em estande montado no espaço público.
Além dos CTAs, todas as unidades básicas intensificarão as ações de mobilização e prevenção em comunidades, escolas, empresas, igrejas e outros locais. Durante todo o ano, a Semus desenvolve projetos com o foco na prevenção e atendimento de públicos específicos.
No início deste ano, São Luís foi uma das nove capitais selecionadas no país pelo Ministério da Saúde (MS) para execução do projeto “Oficina de Pactuação da Agenda do Projeto Estratégico de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA)” da pasta federal. A iniciativa serve de base para melhorias em unidades de assistência contra Infecções Sexualmente Transmissíveis em países da América Latina.